São Paulo enfrenta dia mais frio do ano com média de 6°C

A capital paulista registrou sua menor temperatura em 2025, com destaque para a zona sul, onde os termômetros chegaram a -0,3°C.

Fonte: CenárioMT

São Paulo enfrenta dia mais frio do ano com média de 6°C
São Paulo enfrenta dia mais frio do ano com média de 6°C - Foto: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

São Paulo viveu nesta quarta-feira (25) o dia mais frio do ano até o momento. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a média registrada na capital foi de 6°C.

A menor marca foi registrada na estação Parelheiros – Rodoanel, localizada no extremo sul da cidade, com temperatura de -0,3°C.

O CGE informou ainda que o mês de junho acumula 47,8 mm de chuva. Desde o último domingo (22), a Defesa Civil Municipal declarou estado de alerta devido à queda acentuada das temperaturas.

O frio é consequência da passagem de um ciclone extratropical no oceano, que se deslocou da região do Uruguai até o litoral paulista.

Tendência para os próximos dias

Para a quinta-feira (26), a previsão indica leve elevação nas temperaturas, com mínima de 11°C e máxima de 24°C. Apesar da média subir, bairros periféricos da capital ainda podem enfrentar frio mais intenso, com umidade do ar atingindo níveis mínimos de 35%.

Na sexta-feira (27), a chegada de uma nova frente fria, ainda que fraca, deve alterar novamente o clima. A madrugada terá céu nublado, mínima de 15°C e máxima de 22°C. Os índices de umidade aumentam, com valores mínimos próximos dos 60%.

Frio intenso em todo o estado

Outras regiões do estado também sentiram a queda nas temperaturas. Vale do Ribeira e Itapeva registraram 3°C, enquanto a Serra da Mantiqueira atingiu 4°C.

A Defesa Civil alerta para chuvas intensas e persistência do frio nos próximos dias. Regiões como Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Araraquara, Bauru e Marília devem enfrentar chuvas e ventos moderados.

Áreas como Itapeva, Registro, Campinas, Sorocaba, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e o litoral devem se preparar para ventos e chuvas mais fortes.

Reportagem elaborada com base em informações do CGE e da Defesa Civil.