Revalida 2023/2: divulgado resultado preliminar da 2ª etapa

Prazo para apresentar recurso será de 8 a 13 de fevereiro, pelo Sistema Revalida

Fonte: AgênciaGov

Revalida 2023/2: divulgado resultado preliminar da 2ª etapa - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Revalida 2023/2: divulgado resultado preliminar da 2ª etapa - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (08/02), o resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2. O período para interpor recursos será do dia 8 ao 13 deste mês.

  • Também está disponível, no Sistema Revalida e no portal do Inep, o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) definitivo.

A segunda etapa do exame é estruturada em um conjunto de 10 estações, que são percorridas ao longo dos dois dias de aplicação – a prova foi aplicada em dezembro de 2023. Os participantes realizam tarefas específicas, que podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

Padrão de procedimentos – Para cada uma das 10 estações de prova, é estruturado um PEP, similar a um gabarito, que expressa o conjunto de ações a serem realizadas. A análise do desempenho dos participantes ocorre por meio da correção dos procedimentos para, então, ser calculada a pontuação individual obtida.

  • Os resultados finais do Revalida 2023/2 serão divulgados em 19 de março.

Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

[Continua depois da Publicidade]

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva.

Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Edição: Yara Aquino

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).