A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) deu mais um passo na expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) com a inauguração oficial da Rádio Ceará FM 87.1 MHz, nesta quinta-feira (30), em Fortaleza. A nova emissora promete ampliar o acesso a conteúdos jornalísticos, culturais e educativos, alcançando mais de três milhões de pessoas em 17 municípios do estado.
O projeto é resultado da parceria entre a EBC e a Fundação de Teleducação do Ceará (FUNTELC). Segundo Lídia Neves, gerente executiva de Integração de Conteúdos e Rede, a colaboração entre as instituições já soma 16 anos com a TV Ceará (TVC) e agora se estende à nova emissora de rádio.
Com o início da transmissão, moradores de Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Maracanaú e outras 14 cidades passam a ter acesso à programação local diária. Outros 50 municípios poderão acompanhar os conteúdos por meio da multiprogramação em sinal de televisão aberta.
O investimento total na instalação da Rádio Ceará FM 87.1 MHz foi de R$ 2,5 milhões, dos quais R$ 1,9 milhão vieram do governo federal. A EBC foi responsável pela infraestrutura técnica, incluindo transmissor de 25 kW, antenas, sistemas de climatização e receptores via satélite. Já a FUNTELC, vinculada à Casa Civil do Governo do Ceará, assumirá a operação, manutenção dos equipamentos e inserção de conteúdo local, integrado à programação nacional da Rádio Nacional.
Durante a cerimônia de inauguração, Lídia Neves destacou a relevância do projeto: “A Rádio Ceará FM 87.1 MHz é um projeto audacioso. Estamos felizes em oferecer uma programação de qualidade, que gera informação e cultura para a população cearense.”
O Secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, reforçou o papel do rádio na comunicação pública: “O rádio continua firme e forte. A TVC agora tem sua emissora, fortalecendo uma comunicação verdadeira.”
Estiveram presentes na solenidade o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ilário Marques, o deputado estadual Missias Dias, a secretária de Comunicação da UFC, Kamila Fernandes, e a presidente da TV Ceará, Lena Ximenes, além de artistas como o cantor Falcão.
As primeiras transmissões da Rádio Ceará começaram com uma narração de Ricardo Guilherme, pioneiro na TV Ceará desde 1974, ressaltando o compromisso da emissora com a informação pública, o entretenimento e a valorização da cultura local.


















