Cinco representantes do boxe brasileiro asseguraram vaga nas finais da etapa de Astana, no Cazaquistão, da Copa do Mundo de boxe, marcadas para este domingo (6). Nas semifinais disputadas no sábado (5), apenas Caroline Almeida foi derrotada, caindo para a cazaque Alua Balkibekova na categoria até 51 kg, o que lhe rendeu a medalha de bronze, já que não há disputa de terceiro lugar.
Entre os homens, Luiz Oliveira, conhecido como Bolinha, avançou para a final dos 60 kg após vencer Mahammadali Gasimzada, do Azerbaijão. Ele enfrenta o mongol Lundaa Gantumur na luta pelo ouro. Na categoria até 65 kg, Yuri Falcão derrotou o inglês Patris Mughalzai e disputará o título contra o indiano Abhinash Jamwal. Kaian Reis, nos 70 kg, venceu Byamba-Erdene Otgonbaatar, da Mongólia, e terá pela frente o indiano Hitesh Gulia na final.
No feminino, Rebeca Santos superou a inglesa Lucy Kings-Wheatley na semifinal dos 60 kg e enfrentará a cazaque Viktoriya Grafeyeva na decisão. Jucielen Romeu, campeã pan-americana em 2023, venceu Wu Shih-Yi, de Taipei, na semifinal dos 57 kg e disputará o ouro contra Jaismine Lamboria, da Índia.
A Copa do Mundo faz parte do calendário da World Boxing, entidade criada em 2023 após a exclusão da Associação Internacional de Boxe (IBA) pelo Comitê Olímpico Internacional por problemas de governança e corrupção. É a terceira etapa do torneio em 2025, após eventos no Brasil e na República Tcheca. As próximas etapas ocorrerão em Liverpool, em setembro, e em Nova Déli, em novembro.