Polícia prende suspeito ligado à falsificação de bebidas alcoólicas em São Paulo

Um homem foi preso em São Paulo acusado de fornecer insumos usados na falsificação de bebidas alcoólicas, em operação da Polícia Civil.

Fonte: CenárioMT

Polícia prende suspeito ligado à falsificação de bebidas alcoólicas em São Paulo
Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado de SP

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta sexta-feira (3) um homem suspeito de ser um dos principais fornecedores de materiais utilizados na falsificação de bebidas alcoólicas. A prisão ocorreu no Jardim Carumbé, na zona norte da capital, durante uma operação de combate à venda de produtos adulterados.

De acordo com a 1ª Delegacia de Investigações sobre Roubo e Furto de Veículos (Divecar), o suspeito mantinha dois imóveis usados para estocar e distribuir os insumos. Entre os itens apreendidos estavam garrafas, tampas, rótulos, caixas para embalagem e selos falsificados do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), aplicados nas garrafas para simular autenticidade.

[Continua depois da Publicidade]

Os rótulos eram produzidos em gráficas, que agora também serão investigadas, assim como fabricantes das tampas falsificadas. O detido foi autuado por crimes contra a propriedade industrial e contra as relações de consumo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o suspeito fornecia materiais para falsificadores em várias cidades do estado, sobretudo no interior paulista. A investigação identificou uma rede estruturada, com diferentes pessoas responsáveis por cada etapa do processo, desde o enchimento das garrafas até a aplicação dos rótulos falsos.

[Continua depois da Publicidade]

A Secretaria da Saúde informou que já foram registrados 102 casos de intoxicação por metanol, entre confirmados e em análise. Desses, 11 foram confirmados, incluindo um óbito na capital.

Em nota, a pasta destacou: “Outros 91 casos seguem em investigação, com oito mortes suspeitas – cinco em São Paulo, duas em São Bernardo do Campo e uma em Cajuru. Desde o início do ano, dez estabelecimentos foram interditados e 30 pessoas já foram presas por adulteração de bebidas”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.