A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Underhand para investigar um caso de corrupção envolvendo um grupo suspeito de desviar recursos públicos por meio de fraudes em licitações e contratos.
De acordo com a PF, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em Fortaleza, Brasília e nos municípios cearenses de Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.
As investigações apontam que o grupo direcionava verbas públicas para prefeituras do Ceará em troca de contrapartidas financeiras ilícitas, além de manipular licitações por meio de empresas ligadas à organização.
O bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas foi determinado para impedir movimentações ilícitas e garantir recursos para possível reparação aos cofres públicos.
Entre os crimes investigados estão organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com finalidade eleitoral. A operação conta com apoio técnico da Controladoria-Geral da União.