Polícia Federal deflagra operação contra vazamento de provas do Enem

Objetivo da Operação Limite Virtual é garantir a segurança e lisura do processo seletivo

Fonte: AgênciaGov

Polícia Federal deflagra operação contra vazamento de provas do Enem - Foto: Divulgação/PF
Polícia Federal deflagra operação contra vazamento de provas do Enem - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (24/10), a Operação Limite Virtual. O objetivo é apurar indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em redes sociais. Dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, conforme deferido pela Justiça Federal do município de Sobral (CE).

Após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram realizadas investigações pela PF. O suspeito do crime, morador de Sobral, foi identificado. Há indícios de divulgação ilícita do tema da Redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização da prova.

A investigação analisa crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a oito anos de prisão. O nome da operação busca alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais.

Por: Polícia Federal do Ceará

[Continua depois da Publicidade]
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).