Nono dia de invasão: ataque russo à maior usina nuclear da Europa

A Rússia assume o controle da planta, cujos níveis de radioatividade estão dentro dos intervalos normais.

Fonte: Redação

Esta manhã, a Ucrânia controlou o incêndio na maior usina nuclear da Europa, como resultado do ataque da Rússia à usina localizada em Zaporiyia

Um ataque das tropas russas à usina nuclear de Energodar, na região de Zaporiyia, no sudeste do país, causou um incêndio em partes da usina, a maior da Europa, de acordo com o Serviço de Emergência da Ucrânia.

O prefeito da cidade ucraniana de Energodar, Dmytro Orlov, informou que há vítimas, mas não disse o número de mortos ou feridos. O prefeito de Emergodar também publicou em uma rede social que “tiros podem ser ouvidos na cidade”.

[Continua depois da Publicidade]

A perspectiva de um cessar-fogo parece distante e, em uma segunda rodada de negociações, ambas as partes concordaram apenas em criar corredores humanitários.

O presidente ucraniano Zelensky aproveitou o incidente para reiterar seu apelo às potências ocidentais para deter a Rússia. “A Europa deve ser impedida de morrer de um desastre nuclear”, disse o presidente.

[Continua depois da Publicidade]

Ele já havia pedido a eles que “fechassem o céu ucraniano” para navios russos ou transportassem aviões para eles, e havia avisado que Moscou poderia então atacar os países bálticos e o resto da Europa.

https://www.youtube.com/watch?v=O7phBZYgWNE

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.