Negociações da COP30 avançam após isolamento de área atingida

As atividades foram retomadas após a contenção do princípio de incêndio na Zona Azul, segundo o secretário extraordinário Valter Correia.

Fonte: CenárioMT

Negociações da COP30 avançam após isolamento de área atingida
Negociações da COP30 avançam após isolamento de área atingida - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

As negociações da COP30 foram retomadas na noite de quinta-feira (20) após um princípio de incêndio atingir parte da Zona Azul. Segundo o secretário extraordinário da conferência, Valter Correia, os trabalhos seguem normalmente a partir das 8h desta sexta-feira.

Correia afirmou que o controle da área foi restabelecido à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e à Organização das Nações Unidas. Ele explicou que o local onde o fogo teve início permanece isolado para garantir a segurança das equipes, enquanto as demais estruturas, inclusive a zona verde, estão operando sem restrições.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário destacou que o incêndio foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros, que atuou em conjunto com equipes da UNFCCC e da ONU. Em poucos minutos, a situação já estava sob controle, permitindo a liberação das áreas não afetadas.

Investigação

A liberação das atividades ocorreu após a emissão de um novo alvará de segurança pelo Corpo de Bombeiros, que realizou vistoria na Zona Azul. As autoridades investigam a causa do incidente, inicialmente tratado como possível sobrecarga elétrica.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o Ministério da Saúde, 21 pessoas receberam atendimento médico, sendo 19 por inalação de fumaça e duas por crise de ansiedade. Não houve registro de ferimentos graves. As apurações seguem e novas informações devem ser divulgadas nesta sexta-feira.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.