Mudanças no BPC incentivam entrada no mercado de trabalho

O Ministério do Desenvolvimento Social atualizou as regras do Benefício de Prestação Continuada, visando estimular o emprego entre beneficiários.

Fonte: CenárioMT

Mudanças no BPC incentivam entrada no mercado de trabalho
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicaram uma portaria que atualiza as normas do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Entre as principais mudanças, destaca-se a possibilidade de manter o benefício mesmo diante de variação na renda familiar per capita, garantindo o pagamento quando a renda permanecer igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.

Outra inovação é a conversão automática do BPC em auxílio-inclusão. Quando o INSS identificar que uma pessoa com deficiência ingressou no mercado de trabalho recebendo até dois salários mínimos, o benefício será convertido imediatamente, sem necessidade de novo requerimento.

[Continua depois da Publicidade]

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro Wellington Dias destacou que as mudanças visam estímulo ao emprego dos beneficiários. Ele explicou que, ao conseguir emprego, o beneficiário recebe metade do BPC mais o salário. Caso perca o emprego, o benefício é retomado automaticamente, sem necessidade de perícia, com cruzamento de dados junto ao CNIS.

Entenda

O BPC, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), garante um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência que apresente impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo, dificultando sua participação plena na sociedade.

[Continua depois da Publicidade]

O ministério reforça que o BPC não se trata de aposentadoria e não exige contribuição prévia ao INSS. Diferente de benefícios previdenciários, não há pagamento de décimo terceiro salário nem pensão por morte.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.