Mortes por Covid-19 no Brasil na pandemia superam soma de vítimas de homicídios e de acidentes de trânsito em 2019

Fonte: G1

O número de mortes por Covid-19 no Brasil nesta pandemia superou nesta quarta-feira (22) as 82.356 mortes registradas em 2019 por homicídios e por acidentes de trânsito em todo o país.

Foram 82.890 mortes por Covid-19, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa. Em 2019, foram:

[Continua depois da Publicidade]
  • 41.635 assassinatos, de acordo com dados do Monitor da Violência;
  • 40.721 mortes em acidentes de transito, de acordo com o número de indenizações pagas por mortes de acidente de trânsito em 2019 no Seguro DPVAT. O dado está em relatório anual do seguro DPVAT da Seguradora Líder, responsável pelo pagamento.

Histórico

São 211 milhões de brasileiros num país continental. Mais de 1,8 milhão já pegaram a Covid-19.

O Brasil registrou a primeira morte por Covid no dia 12 de março; 68 dias depois, em maio, o país ultrapassou a marca de mil mortes registradas em 24 horas –média que vem se mantendo desde então.

[Continua depois da Publicidade]

Para se ter uma dimensão da tragédia, o acidente com o avião da TAM, que chocou o país em 2007 matou 199 pessoas. É como se fossem cinco acidentes como aquele, todos os dias.

Especialistas em epidemias afirmaram ao Jornal Nacional em 10 de julho, quando o Brasil chegou a 70 mil mortes, que não há registros no Brasil de um episódio que seja responsável por tantas mortes em tão pouco tempo como a pandemia do novo coronavírus. E, se formos buscar no passado uma situação que seja, ao menos, comparável, vamos precisar ir muito longe. Mais de um século atrás: 1918, quando o mundo ainda voltava a respirar da Primeira Guerra Mundial. Novamente faltou o ar.

A gripe espanhola se espalhou pelo planeta. Cerca de 50 milhões de mortes. No Brasil, foram 35 mil mortes.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.