O estado de São Paulo registrou níveis críticos de umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12% em 82 cidades das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Andradina e Pontal do Paranapanema. Essa condição é considerada de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em resposta, a Defesa Civil estadual ativou nesta quinta-feira (14) o sistema cell broadcast, pela primeira vez, para enviar alertas à população sobre os riscos à saúde e possíveis incêndios em vegetação. O órgão orienta a ingestão adequada de água e a proibição de queimadas durante o período crítico.
O cell broadcast funciona sem necessidade de aplicativos, usando a localização dos aparelhos via torres de transmissão para enviar as mensagens.
Prevenção
O sistema foi incorporado este ano à Operação São Paulo Sem Fogo, que reúne medidas preventivas contra queimadas. Ele é destinado a alertas severos ou extremos, com instruções voltadas à saúde e à proteção da população, especialmente quando a umidade relativa do ar cair abaixo de 12% ou houver focos de incêndio próximos a áreas urbanas.