Ministério da Saúde vai elaborar plano de adaptação à mudança do clima

Equipe será composta por todas as secretarias e instituições ligadas à Pasta para definir uma linha de atuação

Fonte: AgênciaGov

Ministério da Saúde vai elaborar plano de adaptação à mudança do clima - Foto: Agência Brasil
Ministério da Saúde vai elaborar plano de adaptação à mudança do clima - Foto: Agência Brasil

A ministra da Saúde (MS), Nísia Trindade, instituiu, nesta quarta-feira (10/01), um grupo de trabalho para elaboração do Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima. A equipe, composta por membros de todas as secretarias da Pasta, tem caráter consultivo e temporário, e suas atividades serão norteadas pela construção de um plano nacional voltado ao tema.

Além das secretarias, vão integrar o grupo: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); e Conselho Nacional de Saúde (CNS). A coordenação caberá à diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Dsast) ou por suplente nas ausências dela. Os membros devem ser indicados em um prazo de 30 dias.

[Continua depois da Publicidade]

Poderão participar das reuniões como convidados especiais membros de outros órgãos e entidades, públicos ou privados, bem como representantes de movimentos sociais e especialistas.

Mudanças climáticas

[Continua depois da Publicidade]

O impacto das alterações climáticas sobre a saúde é um tema caro à ministra Nísia Trindade, que definiu o assunto como uma das prioridades para a sua gestão. Durante a 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (COP-28), realizada em Dubai, Nísia cobrou compromissos efetivos dos países para o enfrentamento do desafio.

“As mudanças climáticas não respeitam fronteiras, mas denotam a interdependência entre os países e exigem motivação política para ação, pois seu impacto é sentido de forma mais intensa no mundo em desenvolvimento”, disse.

Na oportunidade, a ministra também pontuou que a presidência do Brasil no Grupo dos 20 (G20), que reúne as maiores economias do mundo, também vai priorizar a defesa de sistemas de saúde universal para enfrentar os grandes desafios da governança global em relação ao tema, como os provocados pela crise climática.

Por: Ministério da Saúde

— news —

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.