O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) recebeu, nesta quinta-feira (25), a visita da comitiva da Embaixada da Indonésia no Brasil, liderada pelo embaixador Edi Yusup. A reunião teve como foco o fortalecimento da cooperação econômica e tecnológica entre Mato Grosso e o país asiático, com destaque para áreas como bioenergia, mineração e segurança alimentar.
O encontro reuniu autoridades e representantes empresariais para apresentar o potencial mato-grossense e discutir sinergias estratégicas. “A Indonésia quer ampliar sua cooperação com Mato Grosso porque reconhece o papel do estado na segurança alimentar global. O mundo precisa da produção mato-grossense. Queremos construir parcerias duradouras, especialmente em áreas como biocombustíveis, carnes e mineração”, afirmou o embaixador Edi Yusup.
Com mais de 285 milhões de habitantes, a Indonésia é o 4º país mais populoso do mundo e líder global em produção de níquel, insumo estratégico para baterias e veículos elétricos. O embaixador destacou que há grande interesse em transferir expertise para a verticalização da produção mineral de Mato Grosso, especialmente na cadeia de ouro. “Nosso país tem tradição na industrialização do ouro e da mineração sustentável. Essa experiência pode contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso”, completou Yusup.
A comitiva também evidenciou o papel da Toyota, que planeja produzir veículos flex na Indonésia com base em tecnologia brasileira. O projeto cria oportunidades bilaterais de cooperação tecnológica e investimentos conjuntos na cadeia do etanol e autopeça. Segundo o embaixador, a Indonésia já produz 90% das peças usadas pela Toyota globalmente.
“Não viemos somente comprar commodities. Nossa missão é construir investimentos em conjunto. Acreditamos que Mato Grosso tem potencial para ser parceiro estratégico em bioenergia e inovação tecnológica”, afirmou a cônsul honorária da Indonésia no Brasil, Anna Isadora Coimbra. “Vamos trabalhar para viabilizar joint ventures, atrair investidores e promover trocas que vão além do comércio tradicional.”
Dados compilados pela área de Internacionalização do Sistema Fiemt evidenciam que Mato Grosso exportou mais de US$ 1,1 bilhão para a Indonésia em 2024, ocupando a segunda posição entre os estados brasileiros que mais vendem para o país asiático. O portfólio de exportações é concentrado em farelo de soja, milho e algodão, usados como base para a alimentação animal e a indústria têxtil. No entanto, as importações indonésias por Mato Grosso ainda são reduzidas, evidenciando espaço para novos fluxos de cooperação industrial e tecnológica.
Durante a reunião, o presidente do Sistema Fiemt e também das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Bioind MT), Silvio Rangel, reafirmou o compromisso da entidade com a internacionalização da indústria mato-grossense.
“Vamos estruturar um grupo de trabalho dentro para mapear as demandas da Indonésia e conectar nossas indústrias por meio dos sindicatos. Queremos transformar essa reunião em oportunidades concretas de negócios, com base na vocação produtiva do estado e nas parcerias que podemos construir até a missão empresarial de 2026”, destacou.
Ainda segundo o presidente, existe muita sinergia entre o estado e a Indonésia. “Estamos falando de um país com crescimento robusto, líder em bioenergia, mineração e tecnologia. Existe uma convergência real entre o que Mato Grosso oferece e o que a Indonésia procura.”
A reunião contou ainda com a presença do conselheiro da embaixada indonésia, Dhanny Perkasa; da assessora de assuntos internacionais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Tais Costa; da representante da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, Bruna Moraes de Aquino; e do organizador da Expominério, Humberto Oliveira, além de representantes da Câmara Indonésia-Brasil.