São Luís, no Maranhão, será palco do primeiro Ginásio de Paradesporto das regiões Norte e Nordeste. A ordem de serviço para a construção foi assinada nesta terça-feira (30) pelo ministro do Esporte, André Fufuca.
O projeto permitirá a prática de diversas modalidades paradesportivas, como basquete, vôlei, bocha, futebol de 5 e 7 e badminton, e contará com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A expectativa é que o ginásio seja entregue em 2026.
A estrutura será erguida em uma área de 1,6 mil metros quadrados dentro do Complexo Esportivo Canhoteiro, incluindo uma academia climatizada, espaços acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, arquibancadas para 200 espectadores e vestuários adaptados com banheiros, chuveiros e armários.
Segundo o ministro, “este é o primeiro ginásio do Paradesporto do Estado do Maranhão. É um marco histórico para os atletas que representam o Brasil internacionalmente”. Ele destacou ainda que o país é atualmente a quinta potência mundial no paradesporto e que os investimentos estão sendo priorizados na base.
O Ginásio Paradesportivo do Maranhão será uma homenagem ao professor de basquete Cláudio Vaz dos Santos, conhecido como “Alemão”, idealizador dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que faleceu em 2021 aos 86 anos.