Lula encontra Kirchner em prisão domiciliar durante visita à Argentina

Presidente brasileiro se reúne com Cristina Kirchner em Buenos Aires durante agenda oficial na Cúpula do Mercosul.

Fonte: CenárioMT

Lula encontra Kirchner em prisão domiciliar durante visita à Argentina
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá nesta quinta-feira (3) com a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires. Lula chega à capital argentina nesta quarta-feira (2) para participar da Cúpula do Mercosul, liderada pelo presidente Javier Milei.

Em 10 de junho, a Suprema Corte da Argentina confirmou a condenação de Cristina a seis anos de prisão por corrupção, além de torná-la inelegível para cargos públicos de forma vitalícia. A ex-presidente, por sua vez, nega as acusações e alega perseguição política. Apesar da pena, por ter mais de 70 anos, ela cumpre a sentença em regime domiciliar.

[Continua depois da Publicidade]

Kirchner anunciou recentemente que pretende concorrer ao Congresso nas eleições legislativas de setembro em um distrito importante da província de Buenos Aires, tradicional reduto do peronismo. Ela governou a Argentina entre 2007 e 2015 e foi vice-presidente de 2019 a 2023.

O encontro entre Lula e Kirchner recebeu autorização judicial. A decisão do juiz Jorge Gorini impõe regras de conduta, como evitar ruídos ou comportamentos que perturbem a vizinhança. Esta será a primeira visita oficial de Lula ao país desde que Javier Milei assumiu a presidência em dezembro de 2023. Durante a cúpula, o Brasil assumirá a presidência rotativa do bloco para o próximo semestre.

[Continua depois da Publicidade]

Em junho, Lula já havia demonstrado solidariedade em conversa telefônica com Cristina, destacando sua postura firme e serena diante das dificuldades. A relação entre os dois líderes remonta a episódios anteriores: em 2019, quando era candidato, o então futuro presidente Alberto Fernández visitou Lula na prisão em Curitiba, antes de governar a Argentina ao lado de Kirchner como vice.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.