O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou neste domingo (26) que o mundo não aceita mais uma nova Guerra Fria. A afirmação ocorreu durante uma reunião com empresários em Kuala Lumpur, na Malásia, na 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Lula ressaltou que o Brasil deseja manter relações comerciais abertas com todos os países interessados em investimentos e negócios.
“A Asean é um parceiro muito importante e tende a ser ainda mais relevante, porque o mundo de hoje não aceita mais uma nova Guerra Fria. Nós não queremos disputar como no passado, definindo lados entre Rússia e Estados Unidos. Queremos estar do lado da China, dos Estados Unidos, da Malásia, da Indonésia, e de todos os países que queiram negociar conosco”, afirmou.
O presidente também enfatizou a importância da integração do Brasil com a América do Sul e destacou que desde 2003 busca fortalecer parcerias internacionais.
“Durante muito tempo, o Brasil esteve isolado na América do Sul, focando apenas em Europa e Estados Unidos. Decidimos ampliar a presença do Brasil na geopolítica econômica e comercial”, completou.
Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e solicitou a revogação das tarifas americanas sobre exportações brasileiras. A primeira negociação formal entre as diplomacias do Brasil e dos EUA ocorreu ainda neste domingo na Malásia.


















