Inep disponibiliza cadernos do Enade Licenciaturas 2024 para estudo

O Inep liberou os cadernos de provas do Enade Licenciaturas 2024, permitindo que estudantes revisem questões e se preparem para a PND 2025.

Fonte: CenárioMT

Inep disponibiliza cadernos do Enade Licenciaturas 2024 para estudo
Inep disponibiliza cadernos do Enade Licenciaturas 2024 para estudo - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta quinta-feira (4) os cadernos de provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Licenciaturas 2024. Ao todo, foram disponibilizados 18 cadernos, incluindo um de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, e 17 específicos por área de conhecimento.

As áreas avaliadas incluem: Artes visuais, Ciências biológicas, Ciências sociais, Ciências da computação, Educação física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (inglês, português, português/espanhol, português-inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química.

[Continua depois da Publicidade]

Transparência e preparação

A divulgação dos cadernos representa um ato de transparência, permitindo que candidatos e sociedade civil revisem as questões. Além disso, o material serve como base de estudo para os estudantes que irão realizar a Prova Nacional Docente (PND) 2025, oferecendo simulados que ajudam a compreender o formato, a estrutura e o nível de dificuldade das perguntas aplicadas pelo Inep.

Estrutura das questões

As provas incluem dez questões de múltipla escolha no componente de Formação Geral Docente e outras dez para cada área específica de licenciatura. A PND está prevista para 26 de outubro e avalia estudantes habilitados e inscritos no Enade 2025, além de profissionais formados em licenciaturas interessados em processos seletivos e concursos públicos para o magistério.

[Continua depois da Publicidade]

Sobre o Enade Licenciaturas

O Enade Licenciaturas mede o desempenho dos concluintes de cursos de formação de professores com base nas diretrizes curriculares e no desenvolvimento de competências gerais e específicas. A participação é obrigatória para estudantes de cursos habilitados, e os resultados subsidiam políticas públicas e fornecem informações sobre a qualidade do ensino superior. O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.