35.1 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 22 outubro, 2020
Início MUNDO Hemorio e Hospital da Criança fazem mutirão para doação de sangue

Hemorio e Hospital da Criança fazem mutirão para doação de sangue

Campanha destaca que ato pode salvar até quatro vidas
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

O Hospital Estadual da Criança promove nste sábado (27) a 16ª campanha de doação de sangue da unidade. A campanha Doe Sangue, Salve até Quatro Vidas, em parceria com o Instituto d de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), tem como finalidade alertar sobre a importância da doação de sangue durante a pandemia de covid-19, reforçando o estoque do principal hemocentro do estado.

Conforme orientação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é obrigatório o uso de máscaras pelos doadores, bem como a higienização das mãos e o respeito ao distanciamento entre as pessoas. Os que foram infectados pelo novo coronavírus podem doar após 90 dias da recuperação completa. Já os que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para o vírus podem doar após 30 dias.

O Hospital Estadual da Criança, que atende crianças e jovens com idade até 19 anos, é a primeira unidade pública pediátrica no estado do Rio voltada para cirurgias de média e alta complexidade, além de tratamento oncológico e transplante renal e hepático. Acreditado com o Nível 3 de Excelência na segurança do paciente pela Organização Nacional de Acreditação desde que foi inauguradom, o hospital já fez cerca de 35 mil procedimentos cirúrgicos, 129 mil consultas e 191 transplantes hepáticos e renais.

Estoques baixos

Com a pandemia de covid-19, os estoques de sangue estão baixos. Para fazer a doação de sangue, a pessoa precisa levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional); estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Jovens com 16 e 17 anos podem doar, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis legais e que aprese tem um documento de identidade original da pessoa responsável.

Exige-se peso mínimo de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum. Basta evtar o consumo de alimentos gordurosos três horas antes da doação.

Na campanha deste sábado, as doações podem ser feitas até as 15h. O ambulatório do Hospital Estadual da Criança fica na Rua das Tulipas, 209, na Vila Valqueire, zona norte do Rio.

Os interessados em doar sangue podem obter mais informações pelo telefone 0800-2820708, do Disque Sangue do Hemorio.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Suspeito ameaça matar a esposa é preso pela Polícia

Nesta quinta-feira (22) a Polícia Militar prendeu um homem de 39 anos por fazer ameaças de morte à esposa, em Cuiabá. Para tentar escapar da...

Policiais recuperaram Fiat Toro, Fiat Fox, motocicleta e bicicleta no interior

Policiais militares recuperaram nesta quarta e quinta-feira (21 e 22.10), uma caminhonete, um carro de passeio, uma motocicleta e uma bicicleta em três cidades....

Jovem de 21 anos desaparece durante banho no Rio Verde em Lucas do Rio Verde

Um jovem de apenas 21 anos desapareceu na tarde de hoje (22) enquanto tomava banho no Rio Verde, em Lucas do Rio Verde. O...

Pai acorda a filha de madrugada e a estupra na capital de Mato Grosso

Um homem de 42 anos estuprou a própria filha de 15 anos, na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Planalto, em Cuiabá. De acordo...