Governo pede apoio das plataformas no enfrentamento às fake news e propõe intensificação dos esforços

Plataformas receberam minuta de protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos mecanismos já usados por cada uma delas nesse esforço

Fonte: AgênciaGov

Governo pede apoio das plataformas no enfrentamento às fake news e propõe intensificação dos esforços -

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (10/5) com representantes das principais plataformas de redes sociais que atuam no Brasil, o Governo Federal pediu apoio e colaboração para conter a propagação de informações falsas sobre a catástrofe climática no Rio Grande do Sul.

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos mecanismos já usados por cada uma delas nesse esforço.

A iniciativa parte da constatação de aumento volumoso de distribuição de notícias falsas em meio à tragédia e dos impactos danosos que isso produz sobre os esforços de salvamento: abala a atuação das forças de segurança, atrapalha a prestação de serviços públicos emergenciais e resulta até em ameaças à segurança física de agentes e voluntários.

“Estamos lidando com um fenômeno novo”, afirmou o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao apresentar as linhas gerais do protocolo de intenções. “Pedimos às plataformas uma atuação mais intensiva em relação à tragédia do Rio Grande do Sul. Nós temos identificado nos últimos dias um aumento muito significante de conteúdos desinformacionais”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Realizada na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília, a reunião contou também com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, entre outros órgãos.

Em suas manifestações, os representantes das plataformas manifestaram disposição para colaborar, relataram esforços que já vêm empreendendo no sentido de combate aos conteúdos falsos relacionados à tragédia e firmaram compromisso de, com celeridade, estudar os termos do protocolo proposto e agregar eventuais novas sugestões.

Por: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.