Os candidatos do Enem 2025 que farão as provas de ciências da natureza e matemática no próximo domingo (16) podem utilizar o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem – para revisar os conteúdos.
Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o aplicativo visa apoiar os estudantes na preparação para o exame. A ferramenta está disponível nas lojas Apple Store e Google Play, além de poder ser acessada pela internet.
Para utilizar o app, o estudante precisa se conectar via Gov.Br usando o CPF e realizar o cadastro na plataforma.
Conteúdos e funcionalidades
Após o cadastro, os estudantes têm acesso a conteúdos em vídeo e apostilas.
O aplicativo oferece:
- trilhas de estudo organizadas por complexidade e área do conhecimento;
- simulados completos com questões de provas anteriores;
- simulados segmentados por disciplina;
- assistente virtual com inteligência artificial para criação de planos de estudo personalizados;
- tira-dúvidas baseado nos conteúdos do Enem.
As pontuações e conquistas dos usuários ficam registradas em perfis privados, com possibilidade de compartilhamento opcional da evolução.
Segundo dia de provas
No domingo, os participantes resolverão questões de ciências da natureza e matemática. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, com início das provas às 13h30 e término às 18h30.
Reaplicação
Os candidatos que não puderam realizar o primeiro dia de provas por motivos logísticos ou de saúde terão direito à reaplicação. O Inep recomenda que, quando possível, os participantes compareçam ao segundo dia de provas. As reaplicações ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, e o prazo para solicitação é de 17 a 21 de novembro, até meio-dia.
Efeitos da COP30
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram remarcadas para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30) na capital paraense.















