Estudantes podem revisar para o Enem 2025 usando aplicativo do MEC

O Simuladão do Enem 2025 oferece ferramentas digitais para estudo, incluindo simulados, vídeos e assistente virtual.

Fonte: CenárioMT

Estudantes podem revisar para o Enem 2025 usando aplicativo do MEC
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os candidatos do Enem 2025 que farão as provas de ciências da natureza e matemática no próximo domingo (16) podem utilizar o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem – para revisar os conteúdos.

Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o aplicativo visa apoiar os estudantes na preparação para o exame. A ferramenta está disponível nas lojas Apple Store e Google Play, além de poder ser acessada pela internet.

[Continua depois da Publicidade]

Para utilizar o app, o estudante precisa se conectar via Gov.Br usando o CPF e realizar o cadastro na plataforma.

Conteúdos e funcionalidades

Após o cadastro, os estudantes têm acesso a conteúdos em vídeo e apostilas.

[Continua depois da Publicidade]

O aplicativo oferece:

  • trilhas de estudo organizadas por complexidade e área do conhecimento;
  • simulados completos com questões de provas anteriores;
  • simulados segmentados por disciplina;
  • assistente virtual com inteligência artificial para criação de planos de estudo personalizados;
  • tira-dúvidas baseado nos conteúdos do Enem.

As pontuações e conquistas dos usuários ficam registradas em perfis privados, com possibilidade de compartilhamento opcional da evolução.

Segundo dia de provas

No domingo, os participantes resolverão questões de ciências da natureza e matemática. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, com início das provas às 13h30 e término às 18h30.

Reaplicação

Os candidatos que não puderam realizar o primeiro dia de provas por motivos logísticos ou de saúde terão direito à reaplicação. O Inep recomenda que, quando possível, os participantes compareçam ao segundo dia de provas. As reaplicações ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, e o prazo para solicitação é de 17 a 21 de novembro, até meio-dia.

Efeitos da COP30

Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram remarcadas para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30) na capital paraense.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.