Estimativa indica mais de 150 milhões de usuários de internet móvel no Brasil em 2025

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

internet

Seja para jogar jogos em sites como Yoyocasino ou simplesmente para buscar maior interação nas redes sociais com amigos e parentes, o brasileiro adentrou definitivamente no mundo da internet. E a expectativa é que o número de usuários alcance aproximadamente 160 milhões em 2025.

Segundo dados do portal Statista, o Brasil tem mais de 135 milhões de usuários de internet móvel ativos, e boa parte deles faz uso de aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e Skype. Já em termos de apps criados por brasileiros, os aplicativos de bancos são os mais procurados.

Para entender a magnitude do crescimento em termos percentuais, pouco mais da metade da população brasileira tinha acesso à internet móvel até 2018. Já em 2019, o percentual de usuários de internet móvel subiu para 65% e, em 2025, esse montante ultrapassará a casa dos 70%, alcançando aproximadamente 72 pontos percentuais.

E os líderes do mercado de apps no Brasil são uma importante base para entender o motivo do crescimento e a expectativa de que mais brasileiros usem aplicativos móveis ao longo dos próximos anos.

Empresas focam em experiência móvel

O WhatsApp é extremamente procurado pelos brasileiros, tendo mais de 100 milhões de usuários. Além de servir como importante ferramenta de conversa, esse app permite que empresas divulguem seus produtos, conversem com clientes e criem um engajamento ainda maior para possibilitar mais vendas.

E o mesmo conceito do WhatsApp é válido para o Facebook, o qual, via o app Messenger, permite que sejam enviadas notificações para os clientes de determinada loja virtual. E é possível que o cliente responda, escolha um produto ou até mesmo tire dúvidas sobre sua compra.

Com o aumento da procura por aplicativos móveis por parte dos brasileiros, as empresas também começaram a investir em estratégias para divulgarem seus produtos em redes sociais e apps. Adaptando-se à realidade presente e às projeções futuras, o objetivo é tornar o cliente ainda mais fiel ao negócio.

Dados dos usuários é uma das prioridades

Além de oferecer uma experiência excelente para seus clientes, as empresas também focam em alternativas para que eles se sintam seguros ao enviar informações pessoais. Com o risco constante de hackers em busca de oportunidades para acessar perfis e roubar informações, programadores de apps se esforçam para aumentar a segurança dos aplicativos usando medidas adicionais de proteção e dados.

Um bom exemplo de exigências de segurança está em boa parte dos aplicativos de bancos. Afinal, é possível encontrar a opção de habilitar uma confirmação adicional, a qual geralmente é enviada via SMS para o próprio dispositivo do usuário, confirmando que é ele mesmo quem está solicitando a transação.

Para garantir que o brasileiro está em segurança, é essencial que não sejam compartilhados alguns dados por aplicativos; informações pessoais sobre residência, CPF, dados bancários, fotos de cartões de crédito e documentos pessoais são alguns exemplos. E as empresas que têm esses dados salvos devem oferecer total garantia de que eles estão protegidos.

Em tempos de crescimento do número de usuários de internet móvel, é essencial que tanto o brasileiro quanto as empresas tomem cuidado com os dados, garantindo uma experiência perfeita para ambos.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.