COP30 movimenta negócios e inspira microempreendedores no Pará

Evento internacional estimula iniciativas sustentáveis e aquece a economia local com foco em pequenos empreendimentos.

Fonte: CenárioMT

Belém (PA) 01/08/2025 - Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, apresenta como a COP 30 tem mobilizado os negócios de microempreendedores no Pará. Foto: TV Brasil
COP30 movimenta negócios e inspira microempreendedores no Pará - Foto: TV Brasil

Com a realização da COP30 prevista para dezembro, em Belém (PA), microempreendedores paraenses já sentem os reflexos da mobilização provocada pelo evento climático. O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, exibido nesta segunda-feira (4), mostra como o encontro internacional tem incentivado práticas sustentáveis e impulsionado a economia local.

De acordo com dados do Sebrae, pequenos negócios representam 95% das empresas no Pará. Muitos desses empreendedores enxergam na COP30 uma oportunidade de exposição e valorização de seus produtos. É o caso da designer Isabela Sales, que encontrou na câmara de pneu uma matéria-prima alternativa para criar bolsas, carteiras e acessórios.

“Tem um potencial estético semelhante ao couro e demora cerca de 600 anos para se decompor. Reutilizar esse material é uma forma de contribuir com o meio ambiente”, afirma Isabela, que aposta no artesanato como ferramenta de transformação econômica.

O setor hoteleiro também se prepara para a chegada de visitantes. A empresária Simone Pereira ampliou sua pousada de 19 para 30 quartos, todos adaptados com foco em acessibilidade e sustentabilidade. “A COP30 é uma oportunidade de crescimento e de mostrar que é possível oferecer conforto com consciência ambiental”, pontua.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o evento representa um marco: “Pela primeira vez, a COP terá um olhar voltado para a pequena economia, reconhecendo seu papel essencial na construção de um futuro sustentável”.

A reportagem também acompanha Izete Costa, empreendedora que produz chocolate artesanal a partir de cacau amazônico. A receita, passada de geração em geração, é símbolo da economia verde que se fortalece na região. “É preciso garantir acesso ao crédito para que os ribeirinhos permaneçam em suas comunidades, preservando a floresta”, defende Izete.

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, ressalta que o evento será uma chance de aprendizado mútuo. “O mundo poderá compreender melhor as contribuições que o Brasil pode oferecer diante dos desafios climáticos globais.”

O Caminhos da Reportagem, um dos programas jornalísticos mais premiados da TV brasileira, apresenta semanalmente temas de relevância nacional e internacional. Com mais de uma década no ar, a atração se destaca por mergulhar em assuntos complexos com profundidade, seriedade e sensibilidade.

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.