COP30 anuncia força-tarefa para resolver hospedagens das delegações

A organização da COP30 em Belém mobiliza equipe especial para enfrentar desafios com hospedagem, sem subsídio brasileiro às delegações.

Fonte: CenárioMT

COP30 anuncia força-tarefa para resolver hospedagens das delegações
Foto: Fabiola Sinimbú/Agência Brasil

A COP30, marcada para novembro em Belém (PA), terá uma força-tarefa dedicada a solucionar problemas com hospedagens para as delegações internacionais.

“Estamos atentos às preocupações dos países e precisamos garantir que todos consigam participar da COP”, afirmou o embaixador André Correa do Lago, presidente do evento.

O trabalho inicial focará nos 72 países dos grupos dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e Países Menos Desenvolvidos (LDCs), antes de ser estendido às demais delegações.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo Valter Correia, secretário extraordinário da COP30, 47 delegações já confirmaram participação com pagamento de hospedagem, sendo 39 por meio da plataforma oficial e oito negociadas diretamente com hotéis ou outras plataformas.

O anúncio ocorreu após reunião com o Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que discutiu questões organizacionais da conferência.

[Continua depois da Publicidade]

Subsídio

Alguns países solicitaram subsídio brasileiro para hospedagem, mas a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, descartou a medida. “Não há como subsidiar delegações de países, inclusive mais ricos que o Brasil”, declarou.

Ela reforçou que os planos de segurança, saúde e transporte estão alinhados às expectativas da ONU, e a acomodação será organizada pela força-tarefa junto às 190 delegações interessadas.

“Esperamos que os encontros bilaterais ajudem a destravar reservas e garantir a participação dos países”, completou.

Alguns ajustes já estão previstos, como o desmembramento de blocos de hospedagem para cobrir períodos menores de diárias.

Navios

Miriam Belchior informou que os transatlânticos contratados atenderão apenas o período oficial da COP30. Caso as negociações se estendam, delegações serão realocadas para hotéis disponíveis. “Os cinco primeiros dias da COP devem concentrar a maior demanda por acomodações”, acrescentou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.