A Internacional Marítima Limitada, do Maranhão, venceu o leilão de concessão das linhas de transporte aquaviário em São Paulo por meio do consórcio Aquavias SP. A proposta vencedora ofereceu um desconto de 12,60% na contraprestação pública, superando três concorrentes.
O leilão envolveu três linhas na Região Metropolitana, três no Vale do Paraíba e oito no litoral, incluindo a balsa Santos-Guarujá. Os serviços atendem em média 40 mil passageiros por dia, totalizando 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Os investimentos previstos somam R$ 2,5 bilhões para modernização de terminais e substituição de embarcações, que passarão a ser elétricas.
Prazo e rotas
O modelo de Parceria Público-Privada prevê contrato de 20 anos. Entre as rotas estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.
A assinatura do contrato está prevista para o primeiro semestre de 2026. O grupo vencedor já opera duas linhas marítimas no Maranhão, além de embarcações de apoio portuário e rebocadores, integrando o grupo Cantanhede, ligado à construção civil.
O governador Tarcísio de Freitas ressaltou a complexidade do projeto devido à ausência de experiências prévias em concessões de transporte marítimo de passageiros no estado.
Ele também destacou a próxima licitação do novo Centro Administrativo estadual, orçada em R$ 5 bilhões, que reconfigurará a região central de São Paulo ao concentrar secretarias e a sede do governo.















