Chuvas causam estragos em 6 estados do Norte e do Nordeste

Fonte: G1

Seis estados do Norte e do Nordeste sofrem o impacto das fortes chuvas que atingiram as regiões nos últimos dias. Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e Maranhão têm áreas em estado de emergência e famílias desalojadas ou desabrigadas.

Em Rio Branco, capital do Acre, mais de 32 mil pessoas foram afetadas pela inundação de rio e igarapés. A Defesa Civil Municipal informou que pelo menos 500 pessoas estão desabrigadas (precisam deixar suas casas e necessitam de apoio do governo porque não têm para onde ir) e quase 2 mil pessoas estão desalojadas (precisam deixar suas casas, mas tem para onde ir) em cerca de 30 bairros da cidade.

[Continua depois da Publicidade]

Em Manaus, capital amazonense, vídeos mostram moradias sendo arrastadas pelas enxurradas e famílias tentando fugir das casas totalmente alagadas. Em algumas ruas de Marabá tomadas pelas águas apenas o telhado das casas não está submerso.

Acre

Em Rio Branco, da madrugada de quinta-feira (24) até a manhã deste sábado (25), choveu cerca de 203 milímetros, mais de 75% de todo o esperado para o mês de março. Ao todo, 30 bairros foram atingidos pela alagação em Rio Branco e mais de 2.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.

[Continua depois da Publicidade]

A Defesa Civil Municipal reservou 24 abrigos, espalhados por escolas na capital, para abrigar as famílias atingidas. Segundo o pesquisador Genivaldo Moreira, ouvido pelo g1, a chuva que causou as inundações foi um evento climático extremo.

Sete igarapés transbordaram depois da forte chuva e, neste sábado, cinco deles ainda estão inundados e atingem casas. O nível do Rio Acre subiu mais de 7 metros. Na medição feita às 15h deste sábado, passou dos 16 metros — acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

Para o domingo (26), o alerta é de mais temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir um novo alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventanias que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.