Carnaval: Anvisa alerta sobre uso de cosméticos para modelar, fixar ou trançar os cabelos

O uso de pomadas irregulares para modelar, trançar ou fixar cabelos pode causar problemas de saúde

Fonte: AgênciaGov

Carnaval: Anvisa alerta sobre uso de cosméticos para modelar, fixar ou trançar os cabelos - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Carnaval: Anvisa alerta sobre uso de cosméticos para modelar, fixar ou trançar os cabelos - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça a necessidade de atenção redobrada da população com relação ao uso de produtos cosméticos para modelar, fixar ou trançar cabelos durante o Carnaval . Esse tipo de produto tem seu uso aumentado durante as festividades do Carnaval e, no mesmo período do ano passado, teve um aumento significativo no número de notificações de eventos adversos. Portanto, fique atento às recomendações abaixo e curta seu carnaval de forma mais segura.

– Não utilize produtos irregulares , ou seja, produtos não autorizados pela Anvisa. Aqui, vale a máxima: “Sua saúde em primeiro lugar!”.

– Leia atentamente o rótulo do produto e siga as orientações do fabricante.

– Evite o uso excessivo de sses produtos . A plique de forma moderada em pequenas quantidades.

[Continua depois da Publicidade]

– Realize um teste de alergia em uma pequena área da pele antes de aplicar o produto.

– Não use o produto se estiver com a pele, os olhos ou outra parte do corpo com alguma irritação.

– Evite o contato do produto com os olhos . Evite situações em que o produto possa escorrer para os olhos, como banho de piscina e mar. Quando for remover o produto da cabeça, durante o banho, o faç a com cuidado, inclinando a cabeça para trás.

– Se o produto entrar em contato com os olhos, lave-os com água corrente por, pelo menos, 15 minutos.

– Procure assistência médica em caso de evento adverso e não deixe de notificar a ocorrência à Anvisa.

Como notificar um evento adverso?

A notificação de eventos adversos à Anvisa pode ser feita por três canais: LimeSurvey , Notivisa e também pelo e-Notivisa .

Tanto o LimeSurvey quanto o e-Notivisa permitem que o cidadão comum realize a notificação. No caso do e-Notivisa , qualquer pessoa com CPF pode comunicar uma reclamação, seja em seu nome ou em nome de terceiros.

Já o Notivisa é destinado a empresas e profissionais de saúde, que poderão efetivar a notificação após a realização de cadastro.

As notificações são importantes para desencadear ações preventivas por parte da Anvisa e das empresas, a fim de minimizar ou evitar novas ocorrências. A colaboração de todos é fundamental para garantir a segurança no mercado de cosméticos e a saúde e o bem-estar dos consumidores.

[Continua depois da Publicidade]

Como detectar se a pomada é regularizada ou não pela Anvisa?

A penas os produtos presentes na Lista de Pomadas Autorizadas podem ser fabricados e comercializados, nos termos do art. 9º da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 814/2023. A não observância da norma configura infração sanitária, sujeita às penalidades da Lei 6.437/1977. A RE n° 3.566/2023 proíbe todos os produtos que não estejam na Lista de Pomadas Autorizadas. Consulte a lista antes de utilizar ou adquirir produtos esses produtos.

A Anvisa reforça que está atenta à segurança dos produtos cosméticos no mercado e encoraja os consumidores a relatar quaisquer problemas decorrentes do seu uso. Essa colaboração entre consumidores, profissionais de saúde e reguladores é essencial para manter a segurança e a integridade dos produtos disponíveis. Esteja atento!

Por: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).