Brics reforça esperança de normalidade no comércio, diz Fávaro

Ministro da Agricultura critica protecionismo dos EUA e destaca papel do Brics para o comércio global.

Fonte: CenárioMT

Brics reforça esperança de normalidade no comércio, diz Fávaro
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, criticou neste domingo as barreiras protecionistas dos Estados Unidos contra parceiros comerciais. Em encontro de cúpula do Brics, ele defendeu que o bloco formado por 11 países representa uma esperança de normalidade para o comércio global, ao adotar uma postura favorável ao multilateralismo.

Fávaro declarou que taxar exportações de alimentos encarece a comida e compromete o combate à fome. Ele chamou de contraditória a postura dos EUA, que mesmo com um governo que se diz liberal, impõe tarifas e restrições. Para o ministro, o Brasil segue um caminho diferente ao priorizar o livre mercado e fortalecer o diálogo multilateral por meio do Brics.

Em outro ponto, Fávaro ressaltou a resposta brasileira ao surto de gripe aviária, contido em uma única granja com o abate de 17 mil aves. Em comparação, os EUA enfrentaram 170 milhões de abates. Ele também afirmou que o governo brasileiro tem dialogado com países que ainda mantêm restrições ao frango nacional, incluindo União Europeia e China, buscando a retomada completa das exportações.

O ministro destacou ainda a abertura de novos mercados, celebrando o envio da primeira carga de carne bovina brasileira para a Indonésia. Ele atribuiu o avanço à cooperação dentro do Brics, reforçando as oportunidades geradas para o setor agropecuário brasileiro.