Beatriz Haddad Maia e João Fonseca, únicos brasileiros garantidos na chave principal de Wimbledon 2025, foram eliminados dos torneios preparatórios em piso de grama nesta semana. Apesar das quedas, ambos avançarão no ranking mundial antes do início do Grand Slam, que começa na próxima segunda-feira (30).
Atual número 21 do mundo, Bia Haddad caiu nas quartas de final do WTA 500 de Bad Homburg, na Alemanha, ao ser derrotada pela italiana Jasmine Paolini, número 4 do ranking, por duplo 7/5. Mesmo com a eliminação, a paulista garantirá presença no top 20 do ranking da WTA na próxima atualização.
Bia encerra uma maratona de jogos na grama com destaque para o título de duplas no WTA 250 de Nottingham, ao lado da alemã Laura Siegemund. O desempenho mostra evolução da tenista brasileira neste tipo de piso.
No circuito masculino, João Fonseca, de apenas 18 anos, também deixou boa impressão. O jovem tenista venceu sua estreia no ATP 250 de Eastbourne, superando o belga Zizou Bergs (50º do mundo), em sua primeira vitória profissional na grama. Porém, acabou eliminado nas oitavas de final em duelo equilibrado contra o norte-americano Taylor Fritz, número 5 do mundo.
O jogo, interrompido por falta de luz natural na quarta-feira (25), foi retomado na quinta (26). Fonseca chegou a empatar o set decisivo, mas foi superado por 7/5. Apesar da eliminação, o carioca subirá para a 54ª colocação no ranking da ATP, sua melhor marca até agora.
O sorteio dos confrontos da primeira rodada de Wimbledon será realizado nesta sexta-feira (27). O torneio britânico é o terceiro Grand Slam da temporada e distribuirá até 1500 pontos aos campeões.
Luisa Stefani disputa semifinal de duplas
Outro destaque brasileiro é Luisa Stefani, que jogará no sábado (28) pela semifinal de duplas do WTA 500 de Bad Homburg, ao lado da húngara Timea Babos. A dupla enfrentará a ucraniana Lyudmyla Kichenok e a australiana Ellen Perez. Após o torneio, Stefani seguirá para Wimbledon, onde também competirá nas duplas.