O Brasil garantiu a abertura do mercado indonésio para a exportação de carne bovina, incluindo cortes com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).
Com população de 283 milhões de habitantes, a Indonésia é vista como um parceiro estratégico para a proteína animal brasileira, impulsionada pelo aumento da renda e pelo crescimento da classe média urbana. Em 2024, o país asiático já havia adquirido US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para açúcar, soja, fibras e têxteis.
Segundo o Mapa, a inclusão desse mercado eleva para 402 o número de destinos abertos a produtos agropecuários brasileiros desde 2023, consolidando a diversificação das exportações do setor.
Expansão para a Argélia
Além da parceria com a Indonésia, o governo confirmou a autorização para exportação de ovinos vivos à Argélia, abrangendo ovelhas, carneiros e cordeiros. A medida deve impulsionar a ovinocultura, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país.