31.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 outubro, 2020
Início MUNDO Brasil é eleito para a presidência do Conselho do Acnur

Brasil é eleito para a presidência do Conselho do Acnur

Segundo o Itamaraty, eleição reflete reconhecimento internacional pelo engajamento brasileiro no campo humanitário na proteção a refugiados.
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasi - Brasília

O Brasil foi eleito ontem (9) para exercer a presidência do Conselho do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Pela primeira vez, desde sua fundação, o Brasil ocupará a presidência do órgão de governança da agência. O mandato é de um ano.

Criado em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, o Acnur, por meio de seu trabalho humanitário, ajuda os refugiados a recomeçarem suas vidas. O Conselho do Acnur é responsável por coordenar as discussões entre os Estados membros, determinar as ações prioritárias e aprovar o orçamento do órgão.

Segundo o Acnur, nas últimas décadas, os deslocamentos forçados atingiram níveis sem precedência. Estatísticas recentes revelam que, até o final de 2019, mais de 79,5 milhões de pessoas no mundo deixaram seus locais de origem por causa de conflitos, perseguições e graves violações de direitos humanos.

Ainda de acordo com a agência, cerca de 1% da população mundial está deslocada. Desse total, 40% são crianças.

Em nota, o Itamaraty disse que a “eleição reflete o reconhecimento internacional pelo engajamento brasileiro no campo humanitário, sobretudo em razão das iniciativas inovadoras tomadas pelo governo federal na proteção a refugiados e no âmbito da Operação Acolhida”.

Criada em 2018, a operação é responsável por garantir o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, principal porta de entrada da Venezuela no Brasil.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Médicos credenciados do Mato Grosso Saúde debatem sobre câncer de mama em live nesta quarta-feira (28)

A especialista em radiologia geral e métodos de diagnóstico por imagem das mamas, Hilda Menna Barreto, e o mastologista e cirurgião oncológico, Pedro Fontes,...

Polícia Civil prende um dos principais alvos de investigação sobre furto e roubo de gado na região metropolitana

Equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) cumpriram nesta terça-feira (27) a prisão preventiva de um dos principais alvos da Operação...

Governo de Mato Grosso vai retomar obra do Hospital Central; proposta apresentada é 20% menor que previsão

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou a classificação das 11 empresas credenciadas na Concorrência nº 002/2020 para a retomada da construção do...

Acompanhando reintegração de posse, policiais encontram carabina em barraco

Policiais militares do Núcleo de Novo Santo Antônio (a 1.063 km de Cuiabá) apreenderam nesta terça-feira (27.10), uma carabina com pólvora e espoletas durante...