Brasil aguarda vistos dos EUA para delegação participar da ONU

Parte da comitiva brasileira ainda não recebeu autorização de entrada nos EUA para a Assembleia Geral da ONU, marcada para a próxima semana.

Fonte: CenárioMT

Brasil aguarda vistos dos EUA para delegação participar da ONU
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O governo brasileiro segue no aguardo da liberação de vistos dos Estados Unidos para integrantes da delegação que representará o país na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O evento começa em 22 de setembro, com o discurso de abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 23, mantendo a tradição brasileira.

Segundo o Itamaraty, o processo de análise está em andamento e não há garantias sobre o desfecho. O visto do presidente Lula já está assegurado, mas membros da equipe que nunca viajaram aos EUA ainda aguardam confirmação.

[Continua depois da Publicidade]

Reportagem da Associated Press revelou que um memorando do Departamento de Estado, supostamente elaborado durante o governo Donald Trump, indicava restrições a vistos para delegações do Brasil, Irã, Sudão e Zimbábue. O vazamento ocorreu em meio às tensões diplomáticas após críticas do ex-presidente norte-americano a decisões do Supremo Tribunal Federal sobre Jair Bolsonaro.

Como país sede da ONU, os EUA têm compromisso de não restringir a entrada de delegações estrangeiras. Esse acordo foi respeitado inclusive durante a Guerra Fria. O Itamaraty, entretanto, alerta que qualquer negativa seria considerada uma violação legal.

[Continua depois da Publicidade]

O caso ocorre semanas após os EUA revogarem vistos da Autoridade Palestina e de Mahmoud Abbas. A medida foi questionada em comitê da ONU, e o Brasil manifestou preocupação sobre possíveis violações do acordo de país sede. Há expectativa de que na Assembleia deste mês alguns países europeus, como França e Reino Unido, reconheçam oficialmente a Palestina como Estado, movimento contestado por EUA e Israel.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.