Ambientalista promove educação ambiental em viagem de bicicleta do Rio a Belém

Leandro Costa percorre 3,5 mil km para levar educação ambiental a crianças e jovens, destacando a importância da COP30 e da mobilidade sustentável.

Fonte: CenárioMT

Ambientalista promove educação ambiental em viagem de bicicleta do Rio a Belém
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A bicicleta, usada historicamente para transporte e lazer, ganha agora um papel educativo. O geógrafo e ambientalista Leandro Costa transformou o veículo em ferramenta de conscientização ambiental, destacando a importância de escolhas sustentáveis e do impacto das ações humanas no clima.

Com a confirmação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, Leandro decidiu viajar do Rio de Janeiro até a capital paraense de bicicleta, planejando encontros com crianças e adolescentes ao longo do trajeto para discutir os efeitos das mudanças climáticas e a relevância da bicicleta como meio de transporte sustentável.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o ambientalista, é fundamental trazer a discussão climática para o cotidiano das pessoas. “Precisamos que esses temas estejam presentes nas escolas e comunidades, para que todos possam compreender como agir e contribuir”, afirmou.

O percurso de 3,5 mil km também permitiu uma reflexão sobre a evolução do debate climático desde a Eco 92 até a COP30, promovendo uma compreensão sobre o engajamento da sociedade e das políticas ambientais no Brasil. Com apoio das embaixadas da Bélgica e da Holanda e do Instituto Piabanha, Leandro já percorreu quase metade do trajeto.

[Continua depois da Publicidade]

Impacto positivo

Durante a viagem, o ambientalista conversa com crianças e jovens sobre a COP30 e sobre a responsabilidade individual na luta contra as mudanças climáticas. Ele registra também as perspectivas das comunidades visitadas, que serão apresentadas em um painel digital em Belém pelo The Climate Reality Project Brasil.

Leandro destaca a riqueza de observar o Brasil de bicicleta, percebendo realidades invisíveis de carro ou ônibus, e ressaltando o uso da bicicleta em áreas vulneráveis como meio de transporte diário. Diariamente, ele percorre entre 70 km e 110 km, evitando o sol intenso e os efeitos da seca extrema.

Ao final da jornada, a iniciativa deixará de emitir cerca de uma tonelada de CO²e e terá impactado positivamente dezenas de escolas e centenas de comunidades, incentivando a reflexão e a ação local em prol do meio ambiente.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.