Acompanhe as ações do Serviço Geológico na Área de Prevenção de Desastres

A área de prevenção de desastres elabora os seguintes produtos: Setorização de Riscos Geológicos , onde são mapeadas áreas urbanas de risco geológico alto e muito alto.

Fonte: AgênciaGov

Acompanhe as ações do Serviço Geológico na Área de Prevenção de Desastres - Foto: Marinha do Sil
Acompanhe as ações do Serviço Geológico na Área de Prevenção de Desastres - Foto: Marinha do Sil

O Serviço Geológico do Brasil-SGB, antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais-CPRM, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia- MME, eentro das suas atribuições, atua na área de prevenção de desastres e operação de Sistemas de Alerta de cheias no Brasil .

A área de prevenção de desastres elabora os seguintes produtos: Setorização de Riscos Geológicos , onde são mapeadas áreas urbanas de risco geológico alto e muito alto.

• Cartografia de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações , onde é mapeada toda área suscetível do município à movimentos gravitacionais de massa e inundações, em graus baixo, médio e alto;

• Cartografia de Perigo, onde é apresentada a área que será afetada, caso ocorra o movimento de massa.

[Continua depois da Publicidade]

O SGB opera 17 Sistemas de Alerta de cheias no Brasil ( www.sgb.gov.br/sace ). O objetivo dos Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) consiste no monitoramento e previsão de níveis de rios, gerando e disseminando informações hidrológicas para subsidiar a tomada de decisões por parte da população e dos órgãos relacionadas à mitigação dos impactos de eventos hidrológicos extremos.

No monitoramento dos níveis dos rios e chuvas são utilizadas estações pertencentes à Rede Hidrometeorológica Nacional-RHN, operadas pelo SGB e de responsabilidade da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

A partir dos alertas da previsão meteorológica divulgada pelos órgãos responsáveis e posterior verificação das chuvas ocorridas, quando há a iminência de atingimento de cotas de alerta e de inundação nos municípios beneficiados, são emitidos boletins contendo as previsões hidrológicas por e-mail para a Defesa Civil e demais parceiros e disponibilizados em nosso site. Os boletins são enviados sistematicamente com previsões atualizadas acompanhando todo o processo de subida dos níveis dos rios.

Monitoramento da Cheia de setembro de 2023 na Região Sul do Brasil

O SGB visando facilitar o acesso as informações produzidas na região Sul do Brasil, em função da cheia de setembro de 2023, criou um atalho em sua página na internet: https://www.sgb.gov.br/publique/Gestao-Territorial/Prevencao-de-Desastres/Ciclone-Extratropical—Acoes-de-Monitoramento-8236.html .

Em termos de Prevenção de Desastres, já foram mapeados:
• Setorização de Riscos Geológicos – 61 municípios no RS, 294 em SC e 46 no PR
• Cartografia de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações – 17 municípios no RS, 103 em SC e 13 no PR
• Cartografia de Perigo – 1 no RS e 6 SC

No Rio Grande do Sul atualmente são operados 3 Sistemas de Alerta de Cheia nas bacias dos rios: Taquari, Caí e Uruguai:
• Na Bacia do Rio Caí são dois 2 municípios beneficiados: Montenegro e São Sebastião do Caí.
• Na Bacia do Rio Taquari são 4 municípios beneficiados: Encantado, Estrela, Lajeado e Muçum.
• Na Bacia do Rio Uruguai são 6 municípios beneficiados: Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, São Borja, Rosário do Sul e Uruguaiana.

Durante este evento chuvoso, verificou-se precipitações excessivas a partir do dia 04/09 e desta forma foram enviados os primeiros boletins com previsão neste mesmo dia, antes do início das inundações.

Na Bacia do Rio Caí o primeiro boletim foi enviado no dia 04/09 às 10h onde as previsões indicavam uma elevação abrupta dos níveis dos rios. Do dia 04/09 até a manhã do dia 11/09 foram enviados 20 boletins. Todos os boletins podem ser acessados na página www.sgb.gov.br/sace/cai .

Na Bacia do Rio Taquari o primeiro boletim foi enviado no dia 04/09 às 13h onde as previsões também indicavam uma elevação abrupta dos níveis dos rios. Do dia 04/09 até a manhã do dia 05/09, quando houve o comprometimento dos equipamentos das estações em função da extraordinaridade da cheia, foram emitidos 6 boletins. Importante observar que a estação de Muçum já foi reestabelecida e caso ocorra uma nova cheia já é possível voltar a emitir os boletins com previsões. Todos os boletins podem ser acessados na página www.sgb.gov.br/sace/taquari .

[Continua depois da Publicidade]

Na Bacia do Rio Uruguai o risco de inundação foi observado no 05/09, e até a manhã de 11/09 foram enviados 17 boletins. Ressalta-se que em 11/09, os níveis dos rios em algumas cidades no rio Uruguai continuam subindo e os boletins de alertas com previsões continuam sendo enviados periodicamente com previsões atualizadas. Todos os boletins podem ser acessados na página www.sgb.gov.br/sace/uruguai .

O SGB dará sequência a emissão dos boletins com a previsão hidrológica para os municípios beneficiados, enquanto as cotas estiverem acima da cota de alerta ou na iminência de serem atingidas. E auxiliará a Defesa Civil na gestão da crise, dentro das suas atribuições, com os produtos da prevenção de desastres e de disponibilidade hídrica.

Por: Ministério de Minas e Energia

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.