Acervo digital reúne mais de 2 mil documentos sobre patrimônio imaterial

O Iphan lança a plataforma Bem Brasileiro, reunindo fotos, vídeos e textos sobre 60 bens culturais imateriais registrados no Brasil.

Fonte: CenárioMT

Acervo digital reúne mais de 2 mil documentos sobre patrimônio imaterial
Foto: ASCOM/Círio de Nazaré

Mais de dois mil documentos sobre o patrimônio cultural imaterial brasileiro estão agora disponíveis na plataforma digital Bem Brasileiro, lançada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta quarta-feira (8). O acervo reúne fotos, vídeos, textos e publicações relacionadas a 60 bens imateriais registrados nos últimos 25 anos.

O presidente do Iphan, Leandro Grass, ressaltou que a coleção inclui expressões e celebrações como Círio de Nazaré, forró, carimbó, maracatu e chorinho. Segundo ele, a plataforma facilita o acesso do público a essas informações e promove o engajamento na preservação das comunidades.

[Continua depois da Publicidade]

“Essa plataforma agora lançada vai facilitar o acesso das pessoas para entenderem o que são esses bens. E principalmente poderem se engajar na salvaguarda e na preservação das comunidades”, afirmou Grass.

De acordo com Deyvesson Gusmão, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, o objetivo do Bem Brasileiro é disponibilizar informações públicas para pesquisadores, estudantes e detentores do patrimônio imaterial, refletindo a história e a diversidade cultural do país.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Laboratório de Inteligência de Redes da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB). A plataforma também apresenta uma relação de agentes culturais, incluindo mestres, grupos e organizações parceiras do Iphan, com contatos para fomentar a preservação e promoção desses bens.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.