Onça-pintada Xavante ganha café da manhã especial

Fonte: CenarioMT

A onças-pintadas encontra-se ameaçada de extinção no Brasil, devido, principalmente, pelo desmatamento,
A onças-pintadas encontra-se ameaçada de extinção no Brasil, devido, principalmente, pelo desmatamento,

O café da manhã do Xavante foi especial, uma onça-pintada macho que passou por reabilitação nas dependências do do Instituto Onça-pintada, na cidade de  Mineiros no estado de Goiás (GO).

O Instituto Onça-PintadaOrganização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP – dedicada a promover a conservação da onça-pintada, símbolo da biodiversidade brasileira.

Na ocasião, o juvenil de onça-pintada ganhou um porquinho para fazer sua principal refeição.

[Continua depois da Publicidade]

A onça-pintada

A poderosa onça-pintada (panthera onça) é a rainha do pantanal, ao passo que está no topo da cadeia alimentar, sendo o animal considerado o mais incrível superpredador.

Porém, o maior desafio desses maravilhosos felinos é sobreviver em espaços cada vez menores por conta do desmatamento e destruição de seu habitat natural.

De grande porte, a onça-pintada pode chegar a mais de 150 quilos e comprimento entre 1,12 a 1,85 metros. Ao contrário dos leopardos, as onças têm cauda mais curta. Outra diferencia entre eles é o padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho.

Além de possuir uma força excepcional, a onça-pintada é a que possui maior poder em suas mordidas, entre os grandes felinos do planeta. O que dá a esses animais, a possibilidade de perfurar facilmente casco de tartarugas e crânios de suas presas.

Maior felino das Américas e o único representante do gênero Panthera no continente.
Maior felino das Américas e o único representante do gênero Panthera no continente. Onça pintada (Panthera onca). Foto: Leonardo Mercon / Shutterstock.com

Maior felino das Américas e o único representante do gênero Panthera no continente. A onça é encontrada em quase todos os biomas brasileiros, exceto nos Pampas. Estima-se que o tamanho populacional no país seja inferior a 10 mil indivíduos.

A onças-pintadas encontra-se ameaçada de extinção no Brasil, devido, principalmente, pelo desmatamento, o número reduzido de indivíduos e o abatimento deste animal muitas vezes por atacar rebanhos. Não há indícios de estes animais conseguirem sobreviver em ambientes alterados pelo homem, assim como na interação com o homem, pois costumeiramente fogem ao perceber ação humana.

Se você gostou deste post: Onça-pintada Xavante ganha café da manhã especial – vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri danada! anaconda aparece em pequeno rio e deixa morador assustado

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.