Milhares filhotes de tartarugas são soltas em rio de MT

Fonte: CenárioMT

whatsapp image 2021 12 28 at 14.01.55 1

Milhares de filhotes de tartarugas-da-Amazônia foram soltos no Rio Araguaia nesta terça-feira (28).

As tartarugas foram criadas artificialmente e devolvidas ao seu habitat natural, em Barra do Garças, município de Mato Grosso.

A soltura das tartarugas se deve a ação de preservação da espécie, através de um projeto mantido pelo Corpo de Bombeiros em parceria com o Instituto Assis do Araguaia, prefeitura de Barra do Garças, Marinha e reeducandos em fase de ressocialização.

whatsapp image 2021 12 28 at 14.01.55
Animais foram criados em cativeiro — Foto: Instituto Assis do Araguaia

Os voluntários fizeram a retirada dos ovos das tartarugas de locais onde estavam expostos à ação humana e os levaram para um local seguro até o nascimento de cerca de 4 mil filhotes.

[Continua depois da Publicidade]

A ideia dos ambientalistas é proteger as tartarugas-da-amazônia e assim garantir a perpetuação da espécie.

Durante dois meses, os voluntários monitoravam essa espécie de berçário feito por eles para que os filhotes pudessem nascer em segurança.

Após dois meses sendo monitorados, os ovos eclodiram e os filhotes de tartaruga-da-Amazônia estão saudáveis e prontos a viver no Rio Araguaia.

A expectativa é que eles cresçam e se reproduzam.

whatsapp image 2021 12 28 at 14.01.55 1
Projeto busca evitar a extinção da espécie — Foto: Instituto Assis do Araguaia

tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) é uma tartaruga fluvial (Morfologicamente, é um cágado), da família Podocnemididae, encontrada no rio Amazonas e seus afluentes.

É uma espécie de grande porte, sendo que os maiores exemplares chegam a alcançar 90 cm de comprimento ou mais. Possui casco preto acinzentado no dorso, e amarelo com manchas escuras na parte ventral. A carne e os ovos são bastante apreciados, constituindo a base de diversos pratos da culinária amazônica. Também é conhecida pelos nomes de araújurará-açu e tartaruga-do-Amazonas.

Todas as tartarugas do gênero Podocnemis se encontram atualmente no Anexo II da Convenção CITES, assinada por mais de 100 países em todo o mundo, pelo que o seu comércio e utilização obedece a regras muito restritas.

Se você gostou deste post: Milhares filhotes de tartarugas são soltas em rio de MT ; vai gostar também de ler esta notícia: Cobra pica banhista em praia; assista

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!