Flagrante de capivara dando ‘rolê na praia; assista

Fonte: CenárioMT

Sem titulo 5

Vídeos do flagrante de uma capivara dando um ‘rolê’ na praia tomaram conta das redes sociais.

A capivara foi vista nesta quarta-feira (29) na Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. O animal chamou a atenção dos banhistas.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e ajudou a capivara a voltar para a Lagoa onde vivem. As capivaras já fazem parte do cenário carioca e é possível “esbarrar” com elas por aí.

Não é a primeira vez que capivaras vão à praia na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro. No ano passado, uma capivara foi resgatada pela Polícia Ambiental na Praia do Leblon. A captura deu trabalho porque ela tentou fugir pelo mar.

[Continua depois da Publicidade]

ASSISTA UM DOS VÍDEOS:

Conheça a capivara

capivara (nome científico: Hydrochoerus hydrochaeris) é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae.

Alguns autores consideram que a capivara deva ser classificada em uma família própria.

A capivara está incluída no mesmo grupo de roedores ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. Ocorre por toda a América do Sul ao leste dos Andes em habitats associados a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1 300 m de altitude.

Extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo ser humano.

É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura. A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro. É possível distinguir os machos por conta da presença de uma glândula proeminente no focinho apesar de o dimorfismo sexual não ser aparente.

Existe uma série de adaptações no sistema digestório à herbivoria, principalmente no ceco.

Alcança a maturidade sexual com cerca de 1,5 ano de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente a quatro filhotes por vez, pesando até 1,5 kg e já nascem com pelos e dentição permanente. Em cativeiro, pode viver até 12 anos de idade.

Capybara Hydrochoerus hydrochaeris
Fêmea de capivara no Pantanal, Brasil. Foto: Charles J. Sharp.

Se você gostou deste post: Flagrante de capivara dando ‘rolê na praia; assista   ; vai gostar também de ler esta notícia: Flagrante de cobra-coral mordendo biólogo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.