32.6 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 02 julho, 2022
Publicidade
InícioMundo animalFilhotes de cuíca caçam e abatem perigosos escorpiões; VÍDEO

Filhotes de cuíca caçam e abatem perigosos escorpiões; VÍDEO

Texto por CenarioMT

Filhotes e cuíca (Marmosops paulensis) foram flagrados caçando e abatendo perigosos escorpiões.

Mesmo sendo pequenos, os filhotes de cuíca são vorazes caçadores e chegam a devorar cobras peçonhentas e outros animais.


--Continua depois da publicidade--

O flagrante dos filhotes abatendo os escorpiões foi feito por Haroldo BauerO Rei das Serpentes – e sua equipe, no sertão pernambucano.

A Cuíca

A Cuíca, Marmosops paulensis é uma espécie de marsupial da família Didelphidae, também conhecida como cuíca ou marmosa. A espécie é endêmica do Brasil, onde pode ser encontrada nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, dentro do bioma Mata Atlântica.

No âmbito global é classificada como “Pouco preocupante”, no âmbito nacional é classificada como “Vulnerável” e no estado de São Paulo é considerada “Ameaçada”.


--Continua depois da publicidade--

A atual classificação nacional é devido ao fato que a espécie só é vista em florestas ombrófilas de densa altitudes e tem sido registrada em altitudes a partir de 1200m em anos recentes, sendo que previamente, era registrada a sua presença a partir de 800m de altitude. 

O Escorpião

Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A denominação da espécie é devida à presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda.

Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.

Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada é responsável pela maioria dos acidentes escorpiônicos verificados no Brasil em região urbana, devido ainda à grande expansão de distribuição nos últimos 25 anos.

Se você gostou deste post: Filhotes de cuíca caçam e abatem perigosos escorpiões; VÍDEO  – vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri gigante descansa em Árvore; ASSISTA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

João Ricardo
João Ricardohttps://www.cenariomt.com.br
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

EMPOSSADO
Dr. Wagner Godoy assume cadeira na Câmara de Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022
CHARME NA PASSARELA
Rainha e Princesas da Expolucas são eleitas em noite de festa
julho 02, 2022
Lucas do Rio Verde
Miguel Vaz assina convênio com Mauro Mendes para construção de mais 50 casas populares
julho 02, 2022
SAÚDE
Em visita, parlamentar anuncia recursos para o Hospital São Lucas
julho 01, 2022