“Estrada da Vida: Nova Rota do Oeste resgata e devolve 24 animais à natureza, ganhando o Prêmio Via Viva!”

Pela BR-163/364, Arara, Tamanduá-bandeira, Seriema, e mais espécies recebem cuidados e retorno aos habitats naturais.

Fonte: CenarioMT

De arara a tamanduá: confira quais espécies de animais a Nova Rota resgatou e tratou em 2023

A Nova Rota do Oeste surpreendeu ao ganhar o coração dos brasileiros e o Prêmio Via Viva do Ministério dos Transportes ao resgatar e cuidar de uma série de animais ao longo do último ano. De uma arara jovem praticante de voo a um gato travesso, todos tiveram a sorte de cruzar o caminho das equipes de resgate da concessionária.

Com uma iniciativa louvável focada na preservação da fauna local, a Nova Rota resgatou 24 animais, incluindo aqueles nativos e os amigos de quatro patas. “Nossa estrada virou o palco de aventuras para esses bichinhos. Não poderíamos deixar de ajudar!” comenta entusiasmado um dos membros da equipe de resgate.

A história mais recente envolve uma arara-canindé encontrada em apuros às margens da rodovia. Com ferimentos na asa e no bico, a ave recebeu cuidados médicos especializados na clínica AuKiMia, parceira da Nova Rota em Sorriso-MT. A médica veterinária Lilian Caldeira Martins de Medeiros destaca: “O apoio rápido e preciso foi essencial para garantir que a arara recebesse o tratamento necessário”.

Não só aves, mas animais silvestres também receberam atenção especial, com mais de 55% dos resgates relacionados a eles. Após tratamento, todos foram devolvidos à natureza com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

[Continua depois da Publicidade]

Mas não é só na mata que a Nova Rota atua! Cães e gatos feridos ou abandonados também foram acolhidos, tratados e encaminhados para adoção responsável. A empresa reforça que maus-tratos e abandono de animais são crimes puníveis por lei.

O comprometimento com a fauna rendeu à Nova Rota do Oeste o cobiçado Prêmio Via Viva da ANTT, reconhecendo suas práticas ambientais exemplares. Uma estrada que não só conecta cidades, mas que também devolve sorrisos e vida à natureza que a cerca.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.