Curioso caso da bezerra que nasceu com duas cabeças; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

Uma bezerra nasceu com duas cabeças e chamou a atenção dos moradores na comunidade rural de Bom Sucesso, no município de Santa Cruz, em Rio Grande do Norte.
Uma bezerra nasceu com duas cabeças e chamou a atenção dos moradores na comunidade rural de Bom Sucesso, no município de Santa Cruz, em Rio Grande do Norte.

Um curioso caso da bezerra que nasceu com duas cabeças voltou a circular nas redes sociais.

Uma bezerra nasceu com duas cabeças e chamou a atenção dos moradores na comunidade rural de Bom Sucesso, no município de Santa Cruz, em Rio Grande do Norte.

O caso da bezerra com duas cabeças aconteceu em 2021, mas ainda assim, o fato é relembrado pelos curiosos.

Um dos moradores gravou um vídeo momentos após o parto, em que mostra o animal no chão e aparentemente debilitado.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o professor Barreto Júnior, do curso de Medicina Veterinária da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), casos como o visto em Santa Cruz são pouco frequentes e chamam sempre a atenção. “E chegar à vida adulta é raro também. Nos meus 52 anos só vi um animal chegar à vida adulta”, diz

“Essas teratologias normalmente são associadas a outros defeitos, que às vezes são limitantes para a vida, como má formações cardíacas, digestivas, etc. Isso exige muitos cuidados. O fato das duas cabeças pesarem impede que ele fique em pé quando novo, e isso por si já prejudica muito”, explicou a época o especialista.

Como era previsto, a bezerra não sobreviveu, morrendo no mesmo dia em que nasceu.

BEZERRA

A BEZERRA, gado-bovino-doméstico (nome científico: Bos taurus) é uma espécie de bovino do gênero Bos e da ordem Artiodactyla. É um mamífero ungulado e apresenta dois dígitos (dedos) em cada membro.

O macho da espécie recebe o nome de boi, ou touro, enquanto que a fêmea é conhecida por vaca e o animal jovem por bezerra (bezerro), e depois novilho.

A espécie é um ruminante, ou seja, regurgita o alimento para a boca após sua ingestão, onde é novamente mastigado e deglutido. O estômago dos ruminantes é dividido em retículo, rúmen, omaso e abomaso.

Essa espécie foi domesticada pelo homem e é utilizada em larga escala em muitas atividades como a produção de carne e de leite, representando grande importância para a economia de muitos países.

O gado doméstico descende do auroque na Europa e do gauro na Ásia. Sua domesticação teve início há mais de 5 000 e 6 000 anos atrás. Os bovinos domesticado tinham várias serventias para o ser humano: como animal de carga (assim como a cabra e os cavalos) e a produção de leite em vida e carne/couro após a morte. Era incomum a criação de gado para alimentação, a carne do animal era consumida apenas se ele morresse ou não tivesse mais utilidade.

Hoje em dia, os bovinos são os principais figurantes na indústria de produção de carne. A cadeia produtiva da carne está em vários ramos de negócios, desde a fabricação de ração e o ensino de profissionais qualificados (médicos veterinários, zootecnistas e agrônomos) até as empresas de consultoria em sistemas de comércio exterior.

 

[Continua depois da Publicidade]
O boi, gado-bovino-doméstico (nome científico: Bos taurus) é uma espécie de bovino do gênero Bos e da ordem Artiodactyla. É um mamífero ungulado e apresenta dois dígitos (dedos) em cada membro.
O boi, gado-bovino-doméstico (nome científico: Bos taurus) é uma espécie de bovino do gênero Bos e da ordem Artiodactyla. É um mamífero ungulado e apresenta dois dígitos (dedos) em cada membro- Foto por: PMMT

No Brasil, a criação de gado foi iniciada tão logo foram implantados os primeiros engenhos de açúcar em Pernambuco, na primeira metade do século XVI. Serviam para abastecer, de leite e carne, as pessoas que se estabeleciam na área de influência de cada engenho.

Uma vez que as áreas de pastagem para o gado concorriam com as de plantações de cana-de-açúcar, os criadores foram cada vez mais se dirigindo para o interior. Ao longo do caminho, foram sendo estabelecidas pequenas povoações que, posteriormente, se transformaram em vilas e cidades.

Se você gostou deste post: Curioso caso da bezerra que nasceu com duas cabeças; VÍDEO  – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra cascavel se esconde dentro de capô de carro; VÍDEO

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.