Cobra escala árvore com rato preso na cauda; vídeo

Fonte: CenarioMT

A cabeça da Suaçubóia é triangular o que se destaca muito em relação ao corpo. Seu modo de reprodução é vivíparo, animais vivíparos são aqueles que se desenvolvem por completo dentro do corpo da mãe, podem ter até 25 filhotes.
A cabeça da Suaçubóia é triangular o que se destaca muito em relação ao corpo. Seu modo de reprodução é vivíparo, animais vivíparos são aqueles que se desenvolvem por completo dentro do corpo da mãe, podem ter até 25 filhotes. Foto: Renato Augusto Martins.

Cobra foi flagrada escalando uma árvore com um rato preso na cauda e o vídeo ganhou repercussão nas na internet.

O vídeo da cobra com o rato preso na cauda foi gravado por Marquinhos Monteiro, no dia 12 de março, no município de Nazaré. Marcos enviou  vídeo para o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras.

De acordo com o herpetólogo (herpetologia é um ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios), a cobra é da espécie suaçubóia (nome cientifico: Corallus hortulanus). É um réptil squamata da família Boidae e gênero Corallus.

Estão distribuídos na América do Sul e no Brasil ocorrem na Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. São animais carnívoros de atividade noturna e possuem hábitos arborícolas e habitam principalmente florestas.

[Continua depois da Publicidade]

VEJA:

YouTube video

A Cobra Suaçubóia

A cobra Suaçubóia é um animal de corpo esguio, apresentando policromia ,ou seja, muitas variações de cores dentro da espécie. Podem atingir 1,5 metro.

A cabeça da Suaçubóia é triangular o que se destaca muito em relação ao corpo. Seu modo de reprodução é vivíparo, animais vivíparos são aqueles que se desenvolvem por completo dentro do corpo da mãe, podem ter até 25 filhotes.

A expectativa de vida desses animais em cativeiro é de 15 anos. São amniotas, pois, os embriões são rodeados por uma membrana amniótica (ovo amniótico – amnion, córion, alanoide).

Sendo da ordem Squamata pertencendo a subdivisão dos Scleroglossa (por aprenderem as presas pelas mandíbulas, irem atrás das presas..) e subdividido dentro dos Scleroglossa em Autarchoglossa, justamente por terem a língua bífida, isso ocorre porque nessa língua tem um órgão vomeronasal, ou seja, esses animais respiram pela língua (vomerolfação).

As Suaçubóias não são peçonhetas, ao capturar a presa as aperta até a morte causando asfixia. Por possuir estruturas especiais termossensitivas ao longo das escamas da boca (fossetas labiais), é capaz de detectar uma presa mesmo em extrema escuridão pelo calor do seu corpo.

São animais lentos de corpo esguio, apresentando policromia ,ou seja, muitas variações de cores dentro da espécie. Podem atingir 1,5 metro
Suaçubóia – Corallus hortulanus – Espécie arborícola, com uma dentição áglifa, ou seja, não peçonhenta. .Foto: Renato Augusto Martins.

Se você gostou deste post: Cobra escala árvore com rato preso na cauda; vídeo  – vai gostar também de ler esta notícia:  Sucuri flagrada enrolada em anta; assista

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.