Cobra cascavel avisando que pode atacar; assista

Fonte: CenarioMT

Mamãe cascavel deu cria e filhotes foram salvos pelo Rei das Serpentes.
Foto: Renato Augusto Martins -

Cobra cascavel (Crotalus durissusencontrada em meio a umas pedras foi filmada avisando que pode atacar.

O vídeo de uma cobra cascavel está circulando nas redes sociais e já garantiu milhares de visualizações.

Não sabemos ao certo, onde o vídeo da cobra cascavel foi gravado. O vídeo da cascavel foi enviado ao CenárioMT por Tayrones Alves, administrador da página Fish Vídeos Brasil, no Instagram.

A cobra aparece em meio a umas pedras, local onde possivelmente está abrigando ou a procura de comida. Com a aproximação de algumas pessoas, ela começa a balançar o rabo, fazendo com que os guizos chacoalhem, produzindo o característico barulho da espécie, alertando que está ali e pode atacar caso se sinta acuada.

[Continua depois da Publicidade]

Assista ao vídeo:

Esse barulho é gerado devido ao atrito entre as próprias peças que compõe o guizo.

Os guizos são ocos e feitos de queratina, a mesma proteína rígida que forma nossas unhas, os cascos de cavalos e os chifres dos cervos.

A Cobra Cascavel

Cascavel ou cobra cascavel é o nome genérico dado às cobras peçonhentas dos géneros Crotalus e Sistrurus.

As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano. Geralmente, refere-se mais especificamente à espécie Crotalus durissus, cuja área de distribuição se estende do México à Argentina.

A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro.

Com o correr dos anos, estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balançam e causam o ruído característico. Embora no conceito popular o número de anéis do guizo às vezes é interpretado como correspondente à idade desta cobra, isto não é correto, pois no máximo poderia indicar o número de trocas de pele.

A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima possibilidade de evitar o confronto.

Mamãe cascavel deu cria e filhotes foram salvos pelo Rei das Serpentes.
Foto: Renato Augusto Martins –

As cascavéis alimentam-se principalmente de pequenos roedores, mas podem fazer uso de seu veneno para fazerem outras vítimas, como pequenas aves, coelhos, lagartos, e, eventualmente, outras serpentes. Apesar de serem vistas durante o dia, predominam os hábitos crepuscular e noturno.

Seu corpo possui entre 1,5 a 2 metros de comprimento e a fêmea, na fase adulta, gera entre 18 a 30 filhotes em cada gestação.

[Continua depois da Publicidade]

Se você gostou deste post: Cobra cascavel avisando que pode atacar; assista –  vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri surpreende pelo tamanho; veja

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.