Cobra sucuri aparece em estrada; IMPRESSIONANTE

Fonte: CearioMT

O flagrante da cobra sucuri aconteceu na MT-208, município de Cotriguaçu (distante de 950 km de Cuiabá) em Mato Grosso (MT).
O flagrante da cobra sucuri aconteceu na MT-208, município de Cotriguaçu (distante de 950 km de Cuiabá) em Mato Grosso (MT). Foto: reprodução

Uma enorme cobra sucuri, aliás, a maior espécie do Brasil, apareceu repentinamente atravessando uma estrada e impressionou um motociclista que passava pelo local.

O flagrante da cobra sucuri aconteceu na MT-208, município de Cotriguaçu (distante de 950 km de Cuiabá) em Mato Grosso (MT).

A sucuri surpreendeu pelo tamanho, aproximadamente 4 metros de cumprimento. A anaconda atravessou a rodovia e seguia para uma área alagada.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

A cobra sucuri não oferece risco ao Ser Humano, desde que a pessoa não vá tentar tocá-la ou fazer captura sem conhecimento técnico adequado. Essas cobras não possuem peçonha, ou seja, veneno.

“Risco zero se ele não tentar pegar nela. Mas, se quiser tocar no animal, ela se defende com a boca. Ela também pode querer fugir. Se achar necessário, pode morder, mas não para predar, apenas para afugentar”, comentou o biólogo Luiz Eduardo Saragiotto ao portal Olhar Direto.

A cobra sucuri pode viver até 30 anos

A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul.

Até o momento são conhecidas quatro espécies de sucuri ─ Eunectes notaeus, Eunectes murinus, Eunectes deschauenseei e Eunectes beniensis ─ sendo as três primeiras com ocorrência no Brasil e a última ocorrente na Bolívia.

A Eunectes murinus é a maior cobra do continente americano, chegando a medir até 11 metros e 60 centímetros, e a segunda maior a nível mundial, perdendo em tamanho apenas para a cobra píton (Python reticulatus) do sudeste Asiático.

A cor das diferentes espécies de sucuri varia conforme a espécie. A Eunectes murinus possui um colorido de fundo que varia da verde oliva a preta, com pares de ocelos escuros em cada lado do dorso, e o ventre é amarelo, com manchas muito irregulares.

É mais frequente o seu avistamento em ambientes da Amazônia e do Cerrado onde o padrão de coloração da sua pele ajuda na camuflagem.

O flagrante da cobra sucuri foi feito pelo guia turístico Vilmar Teixeira, as margens do Rio Formoso, no município de Bonito, no Mato Groso do Sul (MS).
O flagrante da cobra sucuri foi feito pelo guia turístico Vilmar Teixeira, as margens do Rio Formoso, no município de Bonito, no Mato Groso do Sul (MS).

A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.

Se você gostou deste post: Cobra sucuri aparece em estrada; IMPRESSIONANTE  – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra é resgatada após ficar presa dentro de lata; VÍDEO

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.