Cobra cascavel não está para brincadeira; ASSISTA

Fonte: CenarioMT

Crotalus oreganus
Crotalus oreganus , comumente conhecido como a cascavel do Pacífico (do norte), é uma espécie de víbora venenosa encontrada no oeste da América do Norte, desde a Península de Baja California até o interior sul da Colúmbia Britânica .

Vídeo de uma cobra cascavel (Crotalus Oreganus), conhecida também por cascavel do Pacífico, que não está para brincadeira com humanos, ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias.

Crotalus oreganus , comumente conhecido como a cascavel do Pacífico (do norte), é uma espécie de víbora venenosa encontrada no oeste da América do Norte, desde a Península de Baja California até o interior sul da Colúmbia Britânica.

No vídeo a cascavel aparece se esquivando da pessoa que está fazendo a filmagem. Alertando para o perigo, a cobra chacoalha o guizo para afastar o possível oponente.

A cascavel do Pacífico

Crotalus oreganus , comumente conhecido como a cascavel do Pacífico (do norte), é uma espécie de víbora venenosa encontrada no oeste da América do Norte, desde a Península de Baja California até o interior sul da Colúmbia Britânica.

[Continua depois da Publicidade]

O tamanho desta espécie varia muito, com algumas populações sendo atrofiadas e outras crescendo muito. Espécimes do continente geralmente atingem 100 cm (39 pol) de comprimento, com o maior registrado sendo 162,6 cm (64,0 pol) (Klauber, 1956) para C. o. orégano.

Esta espécie, em suas diversas formas, apresenta considerável variação ontogenética . Os juvenis geralmente têm padrões mais ou menos distintos, mas estes desaparecem à medida que os animais amadurecem. A cor da íris geralmente combina com a cor de fundo, que pode ser bronze, ouro ou diferentes tons de bege, rosa ou cinza. 

O padrão de cores da forma típica, C. o. oreganus , tem uma cor de fundo marrom-escuro, cinza-escuro, marrom-oliva ou às vezes preta ou amarelada pálida sobreposta dorsalmente com uma série de manchas grandes e escuras com bordas brancas irregulares. Essas manchas também são mais largas que os espaços que as separam. 

Além disso, uma série lateral de manchas, geralmente mais escuras que as manchas dorsais, é claramente visível em todos, exceto nos espécimes mais escuros. Os primeiros anéis da cauda são aproximadamente da mesma cor que as últimas manchas do corpo, mas esses anéis tornam-se progressivamente mais escuros; os dois últimos anéis, na base da cauda, ​​são geralmente pretos. 

A barriga é amarelo pálido, geralmente com manchas marrons. Uma grande mancha marrom-escura no focinho tem uma borda pálida atrás dela que forma barras transversais nos supraoculares. Há uma faixa pós-ocular marrom escura com uma borda branca que se estende do olho até o ângulo da mandíbula.

Crotalus oreganus , comumente conhecido como a cascavel do Pacífico (do norte), é uma espécie de víbora venenosa encontrada no oeste da América do Norte, desde a Península de Baja California até o interior sul da Colúmbia Britânica.
Crotalus oreganus , comumente conhecido como a cascavel do Pacífico (do norte), é uma espécie de víbora venenosa encontrada no oeste da América do Norte, desde a Península de Baja California até o interior sul da Colúmbia Britânica. Foto: Connor Long.

Os esforços para padronizar os nomes comuns de répteis e anfíbios norte-americanos começaram já em 1956, e o nome “Cascavel do Pacífico Norte” foi aplicado a C rotalus viridis oreganus com ampla aceitação. Após mudanças taxonômicas subsequentes, e dependendo de vários arranjos taxonômicos, os nomes “Northern Pacific Rattlesnake” ou “Western Rattlesnake” foram aplicados com altos níveis de consistência e aceitação (em grande parte dependendo de qual arranjo, e reconhecimento de subespécies se houver, no complexo Crotalus viridis são seguidos), 64 p.  embora ocasionalmente aparecendo em pequenas variações, por exemplo, cascavel do Pacífico Norte. 

Se você gostou deste post: Cobra cascavel não está para brincadeira; ASSISTA – vai gostar também de ler esta notícia: Incrível duelo entre cobra cascavel e muçurana; VÍDEO

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.