Bombeiros capturam sucuri de 5 metros em área de mata no bairro Imigrantes, em Sorriso

Animal estava no local há cerca de 10 dias e foi retirado após orientação técnica da Sema e de veterinários. Moradores chegaram a ameaçar matar a serpente, mas situação foi controlada.

Fonte: CenarioMT

Animal estava no local há cerca de 10 dias e foi retirado após orientação técnica da Sema e de veterinários. Moradores chegaram a ameaçar matar a serpente, mas situação foi controlada.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Sorriso realizou, no final da manhã desta terça-feira (28), a captura de uma sucuri (Eunectes murinus) de aproximadamente cinco metros de comprimento em uma área de mata localizada aos fundos do bairro Imigrantes.

Segundo o sargento Teotônio Neto, o réptil já havia sido visto no local há cerca de 10 dias. Na ocasião, a sucuri estava em processo de digestão após se alimentar, o que exigiu um período de observação antes de qualquer tentativa de remoção.

[Continua depois da Publicidade]

“Na primeira vez que fomos acionados, procuramos orientação veterinária, em parceria com a Sema, e nos orientaram a não retirar o animal de imediato da mata. A veterinária veio e constatou que ela tinha acabado de se alimentar. A expectativa era que, após a digestão, retornasse naturalmente para a mata. No entanto, ela permaneceu vários dias no mesmo local. Hoje conseguimos fazer a captura com segurança, sem ferimentos”, relatou o sargento.

De acordo com o militar, a operação contou com apoio de moradores e do uso de maquinário para remover parte da vegetação densa que dificultava o acesso ao animal. Após o resgate, a sucuri foi colocada em uma caixa de transporte apropriada e aguarda orientação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) quanto ao local ideal para soltura, sem causar desequilíbrio à fauna local.

[Continua depois da Publicidade]

Durante o período em que a serpente permaneceu próxima à área urbana, moradores chegaram a demonstrar preocupação e, em alguns casos, ameaçaram matar o animal. “A gente entende a preocupação das pessoas, mas é importante manter a calma e confiar nos órgãos competentes. Matar um animal silvestre é a pior hipótese. Felizmente, conseguimos resolver a situação e agora ela será devolvida ao habitat natural”, concluiu o sargento Teotônio Neto.

VÍDEO

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT