Animais silvestres resgatados em Mato Grosso: esperança de volta à natureza

Mais de 350 animais já foram recebidos pela Sema em 2024 e muitos retornam ao seu habitat natural.

Fonte: CenarioMT

Animais silvestres resgatados em Mato Grosso: esperança de volta à natureza
Crédito - Karla Silva (Sema/MT)

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMMT) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) são os principais responsáveis pelos resgates. Após o resgate, os animais são encaminhados para a Sema, que avalia a necessidade de atendimento médico e define o destino mais adequado para cada caso.

Soltura imediata ou acompanhamento especializado

Em 2024, 153 animais foram soltos, sendo 138 diretamente na natureza e 15 sob os cuidados de guardiões. Para os animais que não podem ser soltos imediatamente, a Sema conta com o apoio de áreas de soltura parceiras e de criadouros de conservação de espécies.

Programa ASAS: uma iniciativa para devolver a fauna ao seu habitat natural

O Programa ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres) da Sema é fundamental para o retorno dos animais à natureza. As áreas de soltura cadastradas no programa oferecem um espaço seguro para aclimatação antes da soltura final.

Participe da iniciativa

Para se tornar um guardião de animais silvestres ou para cadastrar uma área de soltura no programa ASAS, entre em contato com a Sema pelo telefone 3613-7291 ou pelo e-mail faunaepesca@sema.mt.gov.br.

[Continua depois da Publicidade]
Surpreendente: Sucuri de 5 metros é resgatada em cima de muro.
Surpreendente: Sucuri de 5 metros é resgatada em cima de muro em Várzea Grande.

Denúncias e orientações

Em caso de crimes contra animais silvestres, a população pode denunciar pelo telefone 0800 065 3838 ou em uma das unidades regionais da Sema. Se encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Sema reforça a importância da participação da população na proteção da fauna silvestre de Mato Grosso.