Viveiro de mudas em Sorriso alia ensino técnico e sustentabilidade e já produziu 17 mil plantas para recuperar nascentes do Rio Lira

Projeto do IFMT em parceria com o CAT Sorriso já produziu 17 mil mudas nativas e fortalece a revitalização da Bacia do Rio Lira, unindo educação ambiental e recuperação de nascentes.

Fonte: CenárioMT

viveiro em sorriso
A estrutura foi inaugurada em junho do ano passado, dentro do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Sorriso, em uma parceria entre o Instituto e a Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso).

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Viveiro de Mudas Nativas “Cultivando Vida Sustentável”, localizado no campus do IFMT em Sorriso, já se tornou referência em educação ambiental e produção de mudas para recuperação de nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Lira.

Em 2024 foram cultivadas 8.500 mudas, e em 2025 o número já chega a cerca de 9 mil, superando a marca de 17 mil mudas produzidas de espécies como jatobá, ipê-amarelo, copaíba, ingá e açaí.

Parceria que conecta ciência e sustentabilidade

O viveiro foi inaugurado em junho de 2024 como fruto de uma parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT Campus Sorriso) e o Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso). Com capacidade de até 20 mil mudas anuais, a estrutura tornou possível atender às demandas do projeto “Água do Lira – Seja Amigo das Nascentes”, iniciado em 2020 para restaurar áreas degradadas da bacia.

Um levantamento realizado em 2019 identificou 109 nascentes na região, sendo que 60 necessitavam de recuperação. Desde então, ações técnicas e comunitárias vêm sendo aplicadas para reverter o cenário de degradação ambiental.

Formação técnica e cidadã no IFMT

Mais do que um espaço de produção florestal, o viveiro funciona como um laboratório prático para alunos e professores do IFMT. Nele, os estudantes participam de atividades ligadas à silvicultura, fitopatologia, nutrição mineral de plantas e recuperação de áreas degradadas.

As práticas incluem beneficiamento de sementes, preparo de substratos, técnicas de superação de dormência e acompanhamento de desenvolvimento das espécies. Além disso, cursos, oficinas e pesquisas têm sido realizados no espaço, com trabalhos de conclusão de curso já desenvolvidos com base no projeto.

Viveiro
Com capacidade instalada para produzir até 20 mil mudas anualmente, o viveiro já superou a marca de 17 mil mudas de espécies como jatobá, ipê-amarelo, copaíba, ingá e açaí. Essas mudas estão sendo utilizadas na recuperação das nascentes da Bacia do Rio Lira, um importante patrimônio ambiental de Sorriso.

“O viveiro é um espaço que une ciência e responsabilidade ambiental. Ver os alunos participarem do processo completo de produção e depois presenciarem as mudas sendo usadas na recuperação das nascentes é uma experiência transformadora”, destaca um dos professores envolvidos.

Resultados na Bacia do Rio Lira

Até agora, quatro nascentes do Rio Lira já foram totalmente revitalizadas e outras duas estão em processo de recuperação. As ações seguem critérios técnicos, avaliando o nível de degradação e escolhendo as espécies mais adequadas para cada tipo de solo e umidade.

Em áreas mais comprometidas, o plantio direto de mudas nativas tem sido essencial para restaurar a vegetação e devolver o equilíbrio ambiental.

Impactos sociais e ambientais

Além de fortalecer a recuperação hídrica, o projeto tem impacto social e educacional, formando jovens mais conscientes e preparados para atuar em projetos de sustentabilidade.

“O maior legado é unir recuperação ambiental com educação. Cada muda plantada representa um futuro mais sustentável para a região”, reforça a coordenação do projeto.