Visitas aos museus em Mato Grosso são suspensas temporariamente por questões contratuais

Os museus de Arte Sacra e de História Natural, em Cuiabá, terão atendimento interrompido a partir de 1º de agosto devido a mudanças na gestão.

Fonte: CenárioMT

Novo termo de colaboração do Museu de História Natural terá investimento de R$ 5 milhões
Foto: SECEL

Mato Grosso suspendeu temporariamente as visitas aos museus de Arte Sacra e de História Natural, ambos situados em Cuiabá, a partir desta sexta-feira (1º de agosto), conforme comunicado da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

No caso do Museu de Arte Sacra, a paralisação ocorre após o cancelamento do contrato de comodato que permitia ao Estado a gestão do espaço. Durante o período de suspensão, serão elaborados relatórios preparatórios para a devolução do imóvel à Mitra Arquidiocesana de Cuiabá.

Já o Museu de História Natural deixará de atender o público até que seja finalizado o processo de contratação de uma nova Organização da Sociedade Civil (OSC), responsável pela gestão compartilhada do local. O contrato anterior foi encerrado, assim como sua prorrogação.

O processo seletivo da nova OSC está sendo realizado por meio do edital nº 004/2025/SECEL/MT. Com um investimento previsto de R$ 5 milhões, o novo termo de colaboração terá validade de cinco anos, com repasses anuais para a manutenção do espaço.