Vigia Mais MT amplia cobertura com 14.550 câmeras ativas em 128 municípios

Iniciativa tecnológica do Governo de Mato Grosso fortalece o combate à criminalidade e amplia segurança em espaços públicos.

Fonte: CenárioMT

Além de rodar no Centro de Operações, as imagens das câmeras são acompanhadas em celulares pelos policiais que estão de serviço
Vigia Mais MT amplia cobertura com 14.550 câmeras ativas em 128 municípios - Foto: Sesp-MT

O programa Vigia Mais MT, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), já alcança 128 municípios com 14.550 câmeras de videomonitoramento em operação. A iniciativa integra o circuito do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), reunindo imagens que auxiliam na prevenção e combate ao crime.

Conforme dados da Sesp, o sistema conta com 13.600 câmeras fixas e do tipo speed dome, além de 950 dispositivos OCR para leitura de placas veiculares. O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, afirmou que o programa é uma das principais estratégias do Governo de Mato Grosso para integrar tecnologia e segurança.

“Em pouco mais de dois anos, já conseguimos resultados expressivos. Com as câmeras, rastreamos veículos roubados, flagramos crimes em tempo real, prendemos foragidos e apoiamos investigações. Nosso objetivo é atender os 142 municípios do estado”, destacou Roveri.

Inicialmente, a proposta era distribuir 15 mil câmeras entre os municípios, órgãos públicos e parceiros privados interessados. Com a expansão para escolas e secretarias, como a Seduc, que instalou 5.500 equipamentos em unidades estaduais de ensino, o volume total ultrapassou 20 mil câmeras.

Atualmente, 70 cidades concluíram a instalação total dos dispositivos, enquanto outras ainda estão em fase de implementação. As imagens são centralizadas no Ciosp, considerado o “cérebro” do programa.

Outro reforço tecnológico foi o uso de reconhecimento facial em eventos e pontos estratégicos de Cuiabá, que já levou à prisão de 60 foragidos com mandados em aberto. A leitura de placas contribuiu para a recuperação de 123 veículos e a devolução de R$ 6,4 milhões em bens à população apenas neste ano.

O programa também inclui o Vigia Mais Motorista, sistema pioneiro no país voltado a motoristas profissionais. A plataforma, com 182 usuários cadastrados, oferece comunicação direta com as forças de segurança por meio de chat, comando de voz, botão de emergência e dispositivo físico. Em caso de acionamento, o condutor tem cinco segundos para cancelar antes que uma viatura seja automaticamente enviada.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.